Ascender Acima Da Razão

Fé acima da razão” significa que uma pessoa deve levar ao limite a qualidade de doação, dentro de si mesmo, saindo de si. Fé é chamada de doação, a propriedade da Biná, a Luz de Hassadim. Quando eu estou num qualquer nível espiritual, em qualquer estado, eu expando a minha possibilidade de doação e amor. Isso é chamado de “fé”, que quando começa a predominar, prevalece sobre a propriedade de receber, sobre o egoísmo. A razão é que a Luz que recebemos preenche o nosso desejo egoísta. Mas fé é a propriedade de doação, a condição de avanço espiritual.

Depois da convenção em S. Petersburgo em 2013, eu ouvi de muitas pessoas “agora foi a primeira vez que sentimos ter alcançado realmente algo”. De facto, depois dessa convenção nós primeiro sentimos unidade, e não cada um por si mesmo, mas algo comum, algumas massas comuns ligando-se entre elas, fechando todos em si. Além do mais, nós descobrimos que há ligação entre o que aconteceu em nós e o que nós estudamos nas fontes principais (em parte, no Livro do Zohar, em parte dos artigos de Baal HaSulam e Rabash) sobre as condições de conetar uma pessoa dentro de um grupo, as condições da nossa unidade.

Tudo isto se tornou muito mais próximo de nós. Que parece ter confirmado com exatidão o nosso desenvolvimento. Isso significa que temos recebido novos conhecimentos. E como podemos agora seguir pela fé acima da razão adquirida?

Neste estado, claro, eu posso estar feliz por que fiquei convencido da correção do meu caminho: que eu tenho um professor que não me engana, que eu tenho as minhas dúvidas esclarecidas e resolvi alguns problemas. Mas eu caí no desejo de receber e tenho um pouco de Luz nesses desejos. Por outro lado, é bom que eu tenha alcançado isto, deve ser assim. Nunca devemos duvidar que tudo o que nós recebemos, e onde nós estamos é como deveria ser, e recebemo-lo do Criador. E agora outra questão se levanta: Como podemos ir mais longe?

De seguida, eu tenho que fechar os meus olhos a tudo o que recebi e avançar para a fé acima da razão: para passar ao próximo nível pelo facto de que eu não quero olhar aos conhecimentos adquiridos ou prestar atenção a tudo o que existe em mim hoje como prova da correção do caminho. Eu quero avançar em frente com os meus olhos fechados, apenas em prol da doação. Isto significa que eu não devo pensar que eu tenho a confirmação da evidência de que eu estou avançando no caminho correto ou se eu tenho confiança interior de que eu estou no grupo certo, com o professor certo ou não.

Se formos pela fé, as condições são completamente diferentes, o oposto da razão. Isto é, a qualidade de doação em oposto á propriedade de receção, uma vez que é a qualidade oposta do Criador em relação ao ser criado. Portanto, o próximo grau que temos que cobrir, para o qual devemos ascender, é compreender não pela nossa razão e não pela nossa confiança, mas pelo contrário, nós devemos elevar-nos a isso.

Ou seja, agora eu quero ir apenas para a qualidade da doação, sem prestar atenção a nada, apesar de tudo o que eu recebi durante a convenção, apesar da sensação que meu deu confiança, o fundamento da vida. Eu estou interessado apenas nisso, e eu quero entrar aí.

Da lição Virtual de 21/07/2013