Uma Visão De Cima

Dr. Michael LaitmanPergunta: O avanço espiritual é possível sem um conhecimento profundo da psicologia?

Resposta: Basicamente, os Cabalistas não aprenderam psicologia, afinal de contas, ela começou a ser ensinada a cerca de 50-70 anos atrás. No início do século passado a psicologia ainda não existia como ciência. E ainda hoje é difícil chamá-la de ciência, porque é impossível aprender e investigar o ser humano enquanto nos encontramos no atual nível animal de desenvolvimento. Para ser capaz de investigar e aprender algo, nós precisamos estar num nível mais elevado.

Portanto, só é possível perceber o ser humano e sua psicologia, isto é, a estrutura de sua alma, dentro da sabedoria da Cabalá. A psicologia é a alma. Quem pode aprender e investigar a alma? Tudo o que aprendemos são todos os tipos de reações animais: tanto instintiva ou o resultado da influência do ambiente ou da sociedade humana um no outro.

A psicologia como ciência acabou há cerca de 20 anos. Nós paramos de compreender uns aos outros e, portanto, ninguém pode seriamente estar envolvido com ela. Mesmo os psicólogos falam sobre isso. Desde o início dos anos noventa, não houve novas descobertas nela, nem mesmo a dependência foi definida, o ser humano tornou-se irreconhecível, uma pessoa não pode conhecer outra pessoa.

Por causa disso, nós precisamos nos elevar para um novo nível. Através do ensino da sabedoria da Cabalá é possível compreender a psicologia humana, sua alma, porque tudo é estabelecido lá. Como é possível compreender uma pessoa se não sabemos como ela é gerenciada, de onde, para quê, com que propósito ela avança. A meta é o que estabelece todas as respostas da pessoa.

Nós vemos a pessoa apenas em sua vida cotidiana e mundana, quando ela só se organiza para viver os 70 anos de sua vida. Isso não é psicologia, e sim um nível normal de existência animal. Portanto, apenas aprendendo a sabedoria da Cabalá é possível aprender psicologia.

Da Convenção em Krasnoyarsk 16/06/13, Lição 5

Comente