Uma Sinfonia Para Todos!

Dr. Michael LaitmanSe nós continuamos com a explicação de como uma pessoa alcança o Criador através dos amigos, então, de fato, essas palavras são repetidas, porque não temos muitas palavras para expressar essas ações. Isto é, mesmo que elas discordem muito em qualidade e diversidade. Uma vasta gama de emoções que não existe em nosso mundo é aberta, de modo que p nosso dicionário não está preparado para transmiti-la.

Durante a nossa subida, nós passamos por 125 níveis, um número infinito de pequenos estados. Todos os estados são emoções absolutamente diferentes, mas expressas pela mesma palavra, como por exemplo, “felicidade”, “decepção”, “raiva,” “insulto” e “ciúme”. É possível contar várias dezenas de palavras deste tipo, mas elas são todas idênticas, começando no menor degrau até o maior. Por isso os Cabalistas classificam tudo pelo número: a profundidade do desejo de receber (densidade), a altura dos níveis de realização, e desta forma eles entendem o que está sendo dito.

Se eu expresso uma coordenada espiritual, outro Cabalista sabe do que estou falando, porque ele a recria dentro de si. Esta é precisamente a forma como um músico toca certa nota de outro músico, e essa nota toca dentro dele. Para uma pessoa normal que não estuda música, esta nota não diz nada; enquanto que o músico a ouve dentro de si mesmo e compreende. Está também é a maneira pela qual os Cabalistas entendem a linguagem da Cabalá.

Eu espero que no futuro próximo, em vez de expressar emoções com palavras, nós as expressemos juntamente com vocês através de termos Cabalísticos e as transmitamos uns aos outros numa forma como esta, sentindo-as simultaneamente. Nós estaremos unidos por nossas sensações e descobriremos as emoções no âmbito desta união.

Em nosso mundo, não existe algo parecido com isto. Apenas nos parece como se sentíssemos uns aos outros, mas, na verdade, nós não entramos um no outro porque não temos a característica de doação. Nós simplesmente reagimos adequadamente e sentimos uma imagem semelhante, porque fomos criados como animais semelhantes. Mas não estamos preparados para comparar nossas compreensões e certamente não estamos preparados para nos conectar com nossas sensações e emoções.

Mas quando nos conectamos com a característica de doação, um fenômeno surpreendente acontece: nós já não sentimos dentro de nós, mas dentro de nossa união compartilhada. Lá a mesma sinfonia é executada por todos! Por estarmos unidos dentro dela, nós sentimos as emoções de todos os ouvintes, mesmo que, ao mesmo tempo, cada um esteja sentindo isso dentro de si mesmo. Nós ainda não compreendemos agora esta “dualidade” de compreensão espiritual, mas é assim.

Em conclusão, sem o grupo não é possível realizar qualquer movimento espiritual. E um grupo não significa que nos encontremos apenas fisicamente num único local. Um grupo são aquelas pessoas que compartilham uma realização do que estou agora tentando explicar a vocês. Portanto, os Cabalistas dedicam tanto tempo e atenção para criar o grupo.

Da Convenção em Krasnoyarsk 16/06/13, Lição 5