Um Lembrete Sobre Como Corrigir O Mundo

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Paz no Mundo”: Esta é a chave para compreender a fraqueza dos reformadores do mundo ao longo das gerações. Eles consideram o homem como uma máquina que não está funcionando corretamente e que precisa de conserto, ou seja, remover as partes corrompidas e substituí-las por boas.

E o que é a tendência de todos os reformadores do mundo: erradicar qualquer coisa prejudicial e ruim da espécie humana… é verdade que se o Criador não tivesse estado contra eles, eles seriam, certamente, a esta altura, homens totalmente limpos, deixando apenas o bom e útil.

Mas, nós não queremos corrigir o mundo? Assim, o que nos faz diferentes dos outros?

Comentário: Só a Luz que Reforma corrige e nós a atraímos.

Resposta: Verdade. Nós não realizamos a correção, mas atraímos a Luz para que ela faça o seu trabalho. Parece que nós abrimos a válvula que estava bloqueando seu caminho. Isso é porque nós não pertencemos a esses “reformadores do mundo”, sobre os quais escreve o Baal HaSulam. Afinal, eles mesmos querem fazer todo o trabalho.

Esta é uma diferença fundamental. Dê uma olhada no que acontece no mundo: não importa o quanto as pessoas se esforçam para resolver os seus problemas, tudo é em vão. Na verdade, é necessário apenas permitir que a Luz corrija o ser humano e aceitar o resultado. Não faça mais nada: só permita que Luz trabalhe. Qualquer ação adicional não apenas é desnecessária, mas prejudicial.

Isso é o que nós devemos compreender e, em seguida, todas as nossas obras serão dirigidas à doação. Ao adicionar a intenção correta a elas, nós permitimos que a Luz trabalhe no mundo, em toda a natureza inanimada, vegetal, animal e humana; a Luz irá ajustar tudo de acordo com nossas forças, nosso desejo, às oportunidades que vamos abrir diante dela.

Nós não interferimos no processo de correção; não sabemos o que é bom ou ruim, qual é a ordem das ações ou como implementá-las. Só queremos abrir o caminho para a Luz, e isso é tudo.

Claro, gostaríamos de saber mais, entender o que está acontecendo, participar dos trabalhos, tomar parte no processo, ser ativos… No entanto, todos estes impulsos devem ser direcionados apenas para uma coisa: deixar a Luz entrar.

Se nós agimos na direção errada, se queremos realizar esse trabalho nós mesmos em vez de permitir que a Luz faça isso, então nós só provocamos uma adição ruim às nossas atividades até que aprendemos a lição e entendemos o que é exigido de nós.

Eis por que, se quisermos avançar, em princípio temos que focar na intenção e ações corretas e apenas naquelas que dão à Luz a oportunidade de corrigir.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/06/13, Escritos do Baal HaSulam