Sobre Comida Saudável E Saborosa…

Dr. Michael Laitman“Nós devemos mastigar a comida devagar, apreciá-la e agradecer ao Senhor por isso; devemos comer em silêncio, entre os amigos ou a família, e sentir gratidão constante por ela”. (Rambam)

Este postulado é confirmado por qualquer nutricionista moderno.

Mas está bem se eu tiver uma pausa de meia hora para o almoço, 10 minutos para correr até um fast food e 10 minutos para voltar. Lá, será dado um hambúrguer feito de carne de cavalo num rolo com uma folha de alface e eu vou ter que mastigar tudo isso me sentindo grato, entre pessoas de bem, sentindo-se confortável, ouvindo música, apoiando-se no meu lado esquerdo.

Hoje, isso não parece prático em nossa realidade; é como ler um livro sobre uma comida saudável e saborosa que tem muitos conselhos e sugestões, mas quem pode segui-los? Quem pode praticá-los?

Eu espero que as pessoas tenham uma dieta balanceada no futuro, produtos racionais e adequados, com os minerais e vitaminas necessários para o nosso corpo e, além disso, que não exista tempo suficiente para consumi-los corretamente.

A propósito, o meu professor, o Rabash, fazia assim. Nós nunca falamos durante as nossas refeições e elas duravam meia hora e, às vezes, 40 minutos. Curiosamente, ele nunca bebeu nada durante a refeição e nunca falou, e se dissesse algo era muito curto.

Durante as refeições, ele sempre ficava calado e concentrado, e mastigava sua comida devagar, porque estava sempre num processo mental específico. Eu tenho certeza de que ele estava constantemente tentando equilibrar seu estado espiritual com seu estado físico.

Eu via isso nele: agora ele recebeu energia, comida, e ela o conecta a fonte de onde ele recebe energia. Pra que ele a recebeu? Pra que ele existe? O que sustenta toda esta existência? Assim, ele costumava se conectar a um determinado sistema. Com esta atitude constante, ele começava a sentir que existe em algum sistema gigantesco, como numa teia, do qual recebe e para o qual passa. A comida era um mediador natural entre ele e todo esse sistema. Ele se relacionava com isso de forma muito séria!

De KabTV “A Medicina do Futuro”, 07/04/13