Responsáveis Uns Pelos Outros

Dr. Michael LaitmanNossos sábios disseram: “Todos em Israel são responsáveis uns pelos outros”. Isso fica claro até mesmo nos dias de Abraão, que descobriu o método de correção e reuniu pessoas que entenderam que só podemos mudar o mundo mudando o homem. Além disso, ao mudar o homem nós não simplesmente mudamos o mundo, mas também mudamos a nossa percepção da realidade, e em vez deste mundo, nós sentimos o mundo superior. Estas são as pessoas que Abraão ensinou como se conectar, de modo que eles sejam capazes de estabelecer o atributo de doação mútua na relação entre elas, que é o vaso para a revelação do mundo superior, o estado superior.

O estado da conexão egoísta e do que se faz sentir dentro de si é chamado de “este mundo”. O novo estado em que estamos conectados e amamos um ao outro é chamado de “o mundo superior”. Além disso, nesse novo estado, na conexão mútua entre nós, nós sentimos a força geral da natureza. Nós não projetamos a nós mesmos em doação mútua, mas existe uma força acima de nós, que decorre da natureza que está em equivalência de forma conosco e está agora sendo revelada em nós. Isso é chamado de “revelação do Criador à criatura”.

Assim, uma “criatura” é quem conseguiu conectar-se como “um homem em um coração”, na doação mútua. Assim, de acordo com a equivalência de forma, nós chegamos ao estado superior. Assim, o princípio de “todos em Israel são responsáveis uns pelos outros” pode ser entendido em dois sentidos, direto ou não:

· Se você pertence à categoria de “Israel”, você é responsável por todos.

· Se as pessoas se conectam e querem pertencer à categoria de “Israel”, elas devem ser responsáveis pelo outro.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/06/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente