Publicidade, Consumo E Desemprego…

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por um lado, as necessidades do homem moderno por novos desejos foram despertadas e, por outro, as pessoas ainda querem comprar um iPhone 5, descansar o máximo possível e trabalhar menos. Porque surge algo novo e a pessoa ainda corre atrás de prazeres materiais?

Resposta: Estes não são desejos imediatos próprios da pessoa. Em vez disso, são resultado da influência da publicidade e não mais do que isso. É uma espécie de perseguição coletiva; vender e vender para nós o tempo todo caracteriza os nossos tempos. Hoje, a publicidade é toda uma indústria que equivale a 60% a 70% do custo de cada produto, ou seja, grandes quantidades de dinheiro. O problema não está na produção de algo, mas sim na sua venda. Isto acaba se tornando cada vez mais desprezível com o passar dos dias e acabará por explodir.

Mas a questão não é nem a publicidade ou o desaparecimento e surgimento desses desejos. O principal é o surgimento de uma imensa crise de desempregados; pessoas que perderem seus postos de trabalho não poderão encontrar outro emprego. Portanto, elas devem ter algum tipo de pensão. Se você não lhes der uma pensão, os milhões de desempregados vão simplesmente “devorar” você.

Eles dizem que 1 a 2% dos trabalhadores de toda a população mundial seria suficiente para nos fornecer tudo o que precisamos para nossa existência: vestuário, alimentação, habitação e outros. Existem muitas novas tecnologias que não podemos sequer começar a imaginar. Eles as estão escondendo de nós intencionalmente porque alguém está se beneficiando disso. Mas, se descobríssemos que já estamos tecnologicamente preparados hoje para qualquer necessidade, a humanidade estaria completamente liberada do trabalho.

Disso resulta que a crise é descoberta de duas formas. Por um lado, toda a motivação para o trabalho desapareceu, porque questões mais internas surgiram na pessoa: “Para quê? Pra que serve toda a minha vida?”. Ela faz cada vez mais perguntas relevantes para o próximo nível de existência, que explicam o significado da vida. Isto sempre acontece durante a transição de uma criação para a outra.

Por outro lado, o problema do desemprego foi criado e abrande gradualmente todo o  mundo, incluindo China e Rússia. Portanto, já não haverá a necessidade de fazer alguma coisa, de decidir alguma coisa, porque milhões liberados do trabalho vão se sentar em casa e começar a descer ao nível da “besta”. Se não começarmos a nos envolver com a educação deles e reeducá-los, eles não vão se transformar no próximo nível para os seres humanos, eles simplesmente irão se transformar em “homens selvagens”. Uma pessoa que não está ocupada com alguma coisa, para inclusive de pensar e se retira.

Aparentemente, será necessário prover um pouco os desempregados, para que possam viver em paz e tudo ficará bem. Nossas indústrias estão preparadas para atender a todos no que for necessário. Isso não é problema. A ideia é que, como estas pessoas vão se tornar totalmente amorfas, a imagem humana inteira vai desaparecer com elas, pois sem obrigações, sem trabalho, sem interesses, a pessoa simplesmente “desmorona”.

De KabTV “Através do Tempo” 17/3/13