O Poder Da Unidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando a rede integral está totalmente conectada e todos estão 100% incluídos um no outro, quando ela tem o apoio de um nível mais elevado da natureza, ninguém pode influenciá-la negativamente. Mas nós estamos falando de um sistema. Como pode haver um sistema complexo que ninguém pode influenciar externamente?

Resposta: Tudo depende da quantidade e da qualidade das pessoas que estão ligadas na unidade integral. Nós não estamos falando de uma forte influência destrutiva ou da aniquilação física do corpo que acontece durante uma guerra, por exemplo, que é outra coisa. Nós estamos falando de ideologia, de uma conexão interna entre nós. Neste caso, todas as influências externas que não são integrais não podem nos influenciar. Elas só podem ajudar a nossa integração numa sociedade mais forte e superior.

Por exemplo, se os pássaros ou peixes estão unidos, eles podem se defender de predadores. Por que nenhum predador ataca um cardume de peixes que se move como uma unidade? Como pode ser isso? Será que o predador tem medo deles? Paradoxalmente, eles passam por ele ou ele passa por eles, e nada acontece. Tente analisar o fenômeno e conectá-lo à sociedade humana. Eu acho que existem muitos fatos históricos sobre o assunto.

A unidade provoca o aparecimento de um novo poder superior, e eu diria que as pessoas que estão unidas têm inclusive uma sorte especial que as mantém, ajuda e cura. Esta é a forma como ela é organizada pela natureza.

Mas uma aspiração pela unidade em todas as circunstâncias só existe entre nós seres humanos, os egoístas e, portanto, ela é realizada de uma forma muito dolorosa. Nós estamos constantemente colidindo, “explodindo” como as estrelas, conectando e dispersando repetidamente. Em última análise, quer queiramos ou não, nós estamos criando em torno ou dentro de nós um sistema mais compacto de conexão.

Nós vemos que o mundo se tornou enorme. Toda a humanidade se espalhou pelo mundo e, por outro lado, aspira à conexão. Portanto, não importa o quanto as pessoas querem ficar longe umas das outras, esse é o lado oposto da unidade entre elas. Isso vai nos levar à unidade de qualquer maneira. E isto é um paradoxo!

Pergunta: Porém, muitas vezes nós permanecemos juntos para fazer algo ruim. O que leva a esse tipo de unidade?

Resposta: Existem dois níveis de unidade: virtual, integral e nacionalista, individual. Portanto, se nós exploramos cada caso num nível nacionalista, precisamos descrever como isso é refletido num nível integral.

Se num nível nacionalista há confrontos entre nós, e nós nos econtramos em situações difíceis de conflito, isso não significa que o nível integral está danificado. Pelo contrário, pode ser que isto prove a sua necessidade. Por exemplo, nós chegamos às vias de fato. Qual é o benefício? E, se nos unirmos, talvez possamos alcançar benefícios mútuos disso.

Ou seja, o que vemos com os nossos olhos não é a imagem completa. Você vê, há evolução e as leis da natureza, segundo as quais nos desenvolvemos; elas nos levam à unidade, mesmo que esta seja em direção à felicidade “pela vara”.

Pergunta: Portanto, é melhor que nos unamos por algo ruim do que ser divididos, mas não pelas boas ações?

Resposta: A pessoa mede sua curta vida de acordo com suas partes boas, e se ela fala de problemas, como se entende, ela é rejeitada. Venha, vamos pensar sobre como alcançar um bom estado através de uma boa condição.

De KabTV “Sabedoria das Massas” 14/05/13