Nós E O Tempo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós vivemos no fluxo do tempo. Há pessoas que gastam muita energia aprendendo como planejar seu tempo. Será que isso depende de quanto a pessoa tem que fazer?

Resposta: Depende do desejo de uma pessoa. Basicamente, a auto-organização interna da pessoa depende de sua configuração psicológica, e todos têm a sua própria.

Há pessoas que são muito organizadas internamente: elas consideram cada passo desde o início, são obrigadas a planejar seu dia, às vezes até muito antes de materializar o seu plano, e é assim que elas funcionam o tempo todo. Isto está “em seu sangue”. Mas se há um desejo, é possível aprender isso.

Deve haver uma tarefa clara disposta diante de um indivíduo, a obrigação de cumpri-la, o desejo de cumpri-la, bem como a influência do ambiente sobre ele. Tudo isso tem que ser organizado de uma forma que issovai trabalhar dentro de uma pessoa.

Por outro lado, há uma tendência mundial de desenvolvimento evolutivo, que muda os desejos e valores. Portanto, mesmo que obriguemos uma pessoa a trabalhar de acordo com os valores anteriores para alcançar objetivos que não são mais importantes para ela hoje, vai ser muito difícil para nós extrair um bom trabalho dela.

Isto também depende do tempo. Uma mudança muito séria no homem e na sociedade está ocorrendo hoje. Cada povo, cada civilização (hoje existem seis ou sete civilizações no mundo) tem a sua própria noção de tempo e, portanto, nós precisamos levar isso em conta.

Por exemplo, os habitantes da África, China e América do Sul compreendem o tempo completamente diferente dos habitantes do norte da Europa e América do Norte. Eles têm uma abordagem completamente diferente, uma sensação interna de tempo, e atribuem um valor diferente para o tempo. Para alguns, tempo é dinheiro, como um imenso potencial que receberam e agora devem concretizar, enquanto que para outros o tempo flui calmamente e eles fluem junto com ele.

Pergunta: Se os representantes de várias civilizações sentem o tempo de maneira diferente, isso significa que a quantidade de atividade realizada por eles também será diferente?

Resposta: Com certeza! Se eu contratar um trabalhador da Índia, com a sua mentalidade e com a sua relação com o tempo, ou pegar uma pessoa com um caráter nórdico, eles têm necessidades completamente diferentes em relação a si, àqueles ao seu redor e a tudo.

Nós devemos compreender que a sensação de tempo em várias civilizações modernas é diferente. De acordo com isso nós temos que planejar nossas interrelações, as relações com as conexões gerais, associações e assim por diante.

De KabTV “Através do Tempo” 17/03/13

Comente