Nós Devemos Tomar A Iniciativa

Dr. Michael LaitmanPergunta: A sabedoria da Cabalá usou quatro linguagens ao longo da história: a linguagem da Bíblia, a linguagem da Halachá (lei judaica), a linguagem da Hagadá, e a linguagem da Cabalá. Nós podemos dizer que a linguagem da educação integral é a quinta nova linguagem que usamos para nos comunicar com o mundo?

Resposta: Não. É mais como a linguagem da Cabalá adaptada para “bebês”. É porque nós falamos com as pessoas sobre amor, conexão, submissão, sobre a força coletiva de doação que é revelada na conexão entre nós. Esta força é revelada a partir de um nível mais elevado e habita entre nós como sabedoria para as massas. Nós explicamos a psicologia da educação integral usando a terminologia de hoje, por trás da qual não há outra senão a sabedoria da Cabalá: Sefirot, Partzufim, os mundos, subidas e descidas, conexão mútua, Reshimot (reminiscências), etc.

Pergunta: Se, no passado, bastava eu estudar a sabedoria da Cabalá e me conectar com os amigos e o grupo, será que eu também tenho que estudar este estilo de linguagem Cabalística hoje?

Resposta: Sim. É a singularidade da educação integral. Da mesma forma, nós explicamos às crianças e adultos as mesmas coisas de maneiras diferentes. A conexão com o mundo passa por um nível diferente de comunicação e nós temos que aprendê-lo.

É a Luz que Reforma que corrige todos. Ela não chega às massas se não participarmos do processo. Se o mundo começar a se conectar de forma independente, ela vai acelerar o ritmo de avanço ao longo do caminho do sofrimento.

Por exemplo, se a Europa começar a fortalecer a união que tanto necessita hoje, isso vai levar a regimes nazistas e comunas locais que abusam dos outros. Mas se trabalharmos na unidade da Europa, então ela vai assumir uma forma espiritual, de acordo com a regra do “ama ao próximo como a ti mesmo”. Por isso, não devemos dar tempo ao mundo para iniciar a conexão egoísta. Só se iniciarmos o processo de conexão entre eles, isso conduzirá a um resultado positivo.

Pergunta: Como podemos fazer isso?

Resposta: Ao utilizar os meios de comunicação, através dos nossos grupos e, principalmente, através da rede geral, que conecta todos nós “abaixo da superfície”. Através dela, nós vamos influenciar as pessoas e elas vão começar a entender que nós temos o método certo de correção e ninguém mais.

Na verdade, aceitar a educação integral é o critério de que a pessoa está preparada para ser corrigida. Este é o cumprimento da sabedoria da Cabalá, como se diz nos artigos “Matan Torá” (A Entrega da Torá) e “O Arvut” (Garantia Mútua). Portanto, o nosso papel é nos tornarmos professores, um “reino de sacerdotes e uma nação santa” no que diz respeito às nações do mundo. Este é realmente o campo onde realizamos nossas ações externas: “um campo abençoado pelo Criador”.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/06/13, Escritos do Baal HaSulam