Na Espiritualidade Um Indivíduo Não É Um Guerreiro

Dr. Michael LaitmanPergunta: Todas as manhãs eu acordo com o pensamento de que tudo depende de mim, “Se eu não fizer quem fará por mim?”, e faço grandes planos para realizar algo maravilhoso, enorme e útil. Depois disso, todos os tipos de coisas me distraem, e à noite eu descubro que, aparentemente, não fiz nada. Mas eu entendo que “não há nenhum outro além Dele”, isto é, que foi o Criador quem organizou tudo isso para mim. Eu vou dormir, acordo de manhã completamente renovado e tudo começa de novo. Como é possível sair do meu sistema “ilusório”?

Resposta: Eu acho que isso acontece porque você está planejando seu evento egoísta pessoal da manhã. Em vez disso, você precisa planejar os eventos do grupo e, assim, toda a “ilusão” irá desaparecer no esquecimento. Juntamente com os amigos, vocês serão capazes de lembrar uns aos outros sobre as coisas que precisam ser feitas.

Um ação espiritual só pode ser num grupo, somente juntos, pelo menos com outra pessoa. Mesmo na parte da manhã eu prometo a mim mesmo que vou fazer alguma coisa, conseguir isso, e à noite me sentir como um herói: “Hoje eu pensei o tempo todo e me mantive nisso intencionalmente!” Isso não vale nada se não estiver conectado aos outros!

Não faz diferença o que eu pensei sobre os outros, se nessa atividade eu não estava junto com eles. Há muitos anos nós prometemos alguma coisa, todas as manhãs, mas não obtemos resultados!

O trabalho espiritual só pode ocorrer num grupo composto por pelo menos duas pessoas, onde nos juntamos e fazemos algum tipo de atividade; caso contrário, não é espiritual. É desejável que dependamos mutuamente nesta atividade em que estamos incluídos em conjunto. Eu estou feliz com o que o meu amigo faz e ele está feliz com o que eu faço, de modo que ambos dependem uns dos outros.

E a principal coisa é para quem é planejado o trabalho? Poderia ser de mim e do amigo para um grupo e de lá para o Criador. Será que nós podemos transmitir nossa alegria mútua para eles? Nós estamos dando satisfação ao Criador com isso? Estender-se na característica de doação não pode ser o trabalho de uma pessoa; deve haver pelo menos duas.

Da Convenção em Krasnoyarsk 16/06/13, Lição 5