Livrar-se De Todos Os Problemas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Depois das aulas de educação integral, as pessoas se sentam em círculos e começam a discutir os problemas. Como isso é feito?

Resposta: Geralmente, uma aula com apresentação de clipes, imagens, e até mesmo intervalos, dura no máximo uma hora; mais do que isso seria difícil para as pessoas continuarem nela. Depois disso, elas devem internalizar o material que aprenderam.

Após a palestra, vem o workshop, que deve incluir aquelas questões que foram abordadas durante a palestra, talvez de uma forma um pouco diferente. Então, todo mundo vai internalizar as questões, as pessoas precisam falar sobre elas com os amigos nos círculos. Elas precisam ser discutidas, sentidas na forma de perguntas, na forma de dúvidas, na forma de alguma direção, intenção, de modo que as pessoas possam chegar a essa opinião que queríamos trazê-las desde o início, mas agora por meio de discussões com outros.

Desde o início nós podemos dizer à pessoa que mesmo que ela não concorde com algo, agora deve dar uma importância secundária à sua discordância. Suponha que ela tenha preconceitos prévios provenientes da sociedade na qual foi educada e viveu. Ela deve deixar esses preconceitos de lado e tentar, por outro lado, ser advogada da nossa opinião e convencer todo mundo de que o futuro, que estamos agora ansiando, é o único correto e possível a partir da atual condição em que existimos agora. Nós lhe daremos tempo para isso, alguns conselhos, e realizaremos uma discussão com esse espírito.

Ou seja, nós não estamos tentando levar os alunos a uma discussão, mas sim colocá-los num estado onde eles vão imaginar o próximo mundo, o próximo estado, brincar com ele, protegê-lo, e convencer os outros de que isso está certo. Por meio da discussão a pessoa começará a ver gradualmente que realmente concorda com isso. Por isso, nós sempre orientamos o aluno a não ficar resistente e na defensiva, não discutir; mas sim, nós o dirigimos com influências positivas a subir para o estado em que queremos levá-lo.

Pergunta: É possível usar o método integral para resolver problemas específicos?

Resposta: Quando nós começarmos a usar o método integral, problemas específicos serão resolvidos por conta própria. Se eu chego a um grupo onde há diferenças de opinião e problemas, eu não falo sobre eles, eu não toco neles. De nenhuma maneira eu vou despertar a “besta” que fica em cada um deles, pois um “fósforo” pode incendiar todo mundo. Esta seria a abordagem errada. Somente ao nos livrarmos (abandonarmos) de todos os problemas, é que nos dirigiremos à nossa conexão.

De KabTV “Sabedoria das Massas” 14/05/13