Fortalecer A Unidade Ou Impedi-La?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é mais importante para nós, fortalecer a unidade ou deixá-la como está? Ou será que existe uma alternativa?

Resposta: Eu não acho que algo possa manter os esforços, sem aumentá-los, pois o nosso ego está crescendo constantemente.

Nós devemos sempre pensar na base sobre a qual tudo repousa. Nós vivemos num mundo que evoluiu egoisticamente, e nós mesmos evoluimos egoisticamente; por isso não podemos evitar trabalhar nisso.

Diz-se, “Descreva para si mesmo…, crie-o em seus olhos…, …que se renova o tempo todo”. Ou seja, nós precisamos “ver” o tempo todo que é impossível de outra forma.

Portanto, nós precisamos entender claramente que o que existia um minuto atrás já encerrou sua ação; nós aparentemente éramos amigos, decidimos trabalhar juntos, e um minuto mais tarde todas as nossas boas intenções se foram; essa é a rapidez com que tudo muda em nós. Assim, nós precisamos compreender tudo da maneira certa, ou seja, nos acostumar com isso, para apoiar isso.

Nós examinamos tudo isso com um esforço constante. Na espiritualidade nada existe em velocidade constante. Segundo a teoria de Einstein, algo que se move em linha reta com velocidade constante é como estar em repouso.

O mundo espiritual está além da velocidade da luz. Mesmo o grande Cabalista Maimônides escreveu no século XII que a espiritualidade é encontrada além da velocidade da luz.

A velocidade da luz é constante em toda parte. Então, o conceito de “além da velocidade da luz” significa uma mudança na velocidade. Se nós temos algo que está crescendo o tempo todo, isso é espiritualidade. Na espiritualidade nós levamos em conta o diferencial, ou seja, a mudança. Se uma mudança estiver crescendo o todo o tempo, na espiritualidade isso é considerado uma velocidade, e não uma aceleração. Lá, tudo está numa ordem superior de magnitude. O que é considerado como velocidade em nosso mundo (por exemplo, o movimento a uma velocidade de 200 quilômetros por segundo), na espiritualidade isso seria considerado estar parado, uma vez que não existe qualquer mudança nisso.

Em outras palavras, todos os estados que não mudam em nós não existem na espiritualidade. Apenas nossas adições positivas, os esforços acima de um ego que está crescendo para atender às necessidades da meta, que está evoluindo o tempo todo em nós, só estes são considerados como existindo espiritualmente.

Portanto, a manutenção de um estado antigo não vai funcionar, pois o ego está crescendo. Mesmo em nosso mundo tudo se encontra em constante movimento: nós envelhecemos, avançamos, algo está sempre acontecendo. É somente em nossos sentimentos que nos parece que o ego está nos acalmando.

Então, se você não quer fica preso, você tem uma única possibilidade, de que tudo ao seu redor esteja num movimento interno e você esteja conectado com tudo. Então, como é possível estar conectado com tudo isso? Somente através do estabelecimento de uma aliança, quando vocês chegam a um acordo que vão se puxar o tempo todo, acordar uns aos outros e se apoiar mutuamente.

Se vocês se dirigirem, desta forma, vocês podem assegurar o avanço espiritual; caso contrário, não: o ego vai crescer e “puxá-los” para onde ele quer que vá. Os amigos devem despertá-lo da maneira correta e, em seguida, você pode perceber isso com precisão.

Mas é impossível manter-se num único estado; a natureza não vai permitir isso. Em seguida, ela vai empurrá-lo para baixo, para que através da crise, você seja convencido de que é necessário subir. Esta é a única maneira!

Este problema existe em todos os lugares, tanto nas famílias como nos grupos; as pessoas supõem que podem preservar o nosso estado, e assim nós nos apegamos a uma posição e a mantemos.

Da 2ª Preparação para a Convenção em Krasnoyarsk 13/06/13