Dois Estados

Dr. Michael LaitmanPergunta: É muito importante para nós transformar os estados internos rapidamente. A primeira condição é: “Não há ninguém além Dele”. E qual é a segunda condição? Deve haver pelo menos duas, se há uma alteração de estados.

Resposta: Em contraste com o estado de “Não há outro além Dele”, o seu oposto é encontrado: o meu ego. O que mais pode haver?

Você é como Moisés, que se encontra entre o Criador e o Faraó, e ambos são atormentados por isso. O Criador lhe diz: “Vá ao Faraó”. E ele, o pobre homem, fica incapaz de decidir: “Para onde é que eu vou? Para você está levando? Para esta serpente gigantesca?”. O Criador empurra intencionalmente Moisés para o ego, porque é só quando você o enfrenta é que você precisa do Criador. Isso significa que o Criador nos empurra para um abismo para que possamos ser pegos lá. Este é todo o trabalho no exílio da espiritualidade, uma vez que estamos separados da unidade do Criador.

O estado de “Não há outro além Dele” não é felicidade, mas imensa tensão, de modo a não cair e ampliar este estado ainda mais, para quando você O abandona; é isso! Ele desaparece.

Portanto, eu desejo que você esteja apenas num único estado como este o tempo todo. Não há necessidade de um segundo estado, porque você vê que é contrário ao primeiro, tudo está desconectado dentro dele, você não vê nada nem ninguém gerindo o nosso mundo, então você começa a inventar algo por si mesmo.

A fim de descobrir que “Não há nenhum outro além Dele” é necessário usar o princípio: “Se eu não fizer, quem fará por mim”.

Pergunta: Na verdade, nós passamos por uma série de estados diferentes…

Resposta: Não há uma série de estados. Há o Criador ou eu mesmo. Não há outros estados! Quem estabelece o estado? Ou eu entendo, vejo claramente, e sinto claramente em cada uma das minhas células que tudo ao meu redor é o Criador ou eu acho que tudo depende de mim e algumas outras fontes. Um dos dois! Não pode haver três. Ou é o ego ou o Criador.

Pergunta: Isto é, se eu me agarro ao Criador como uma sanguessuga, nada mais me preocupa e eu não substituo este estado por nada?

Resposta: Não é que nada me preocupa. Há uma tensão constante que não permite que você desista. Mas se o grupo lhe ajuda, isso se torna uma viagem agradável, porque junto com os outros, quando todos ajudam, todos atuam, todos despertam, e você está livre da tensão.

Enfim, você não pode manter uma posição neste estado por si mesmo. Mas quando o grupo engloba você, então o seu trabalho compartilhado começa. E o Criador, em vez de iluminá-lo pessoalmente com alguns raios muito pequenos de Luz, começa a ser revelado entre vocês, como toda uma gama de sentimentos à semelhança de um mar transbordando suas margens.

E você começa a jogar com este nível de poder entre vocês. Mas este já é um jogo fácil. É difícil apenas enquanto você é individualmente levado pelo Criador. Mas quando vocês O sentem no meio de vocês, vocês já começam a jogar com esta característica: como ela pode ser aumentada, como sua forma pode ser alterada; está em suas mãos.

Da Convenção em Krasnoyarsk 14/06/13, Lição 3