Diretamente Ao Criador Através Dos Amigos

Dr. Michael LaitmanO tópico da lição é “Como podemos alcançar o amor do Criador a partir do amor dos amigos”. Nosso principal objetivo, e realmente o único, é alcançar o amor do Criador, que é o atributo de doação. Todos os outros objetivos são apenas a base para alcançar o único objetivo e compreendê-lo.

“Amar o atributo de doação” significa estar constantemente nesse atributo, querendo e ansiando por este amor. Então, como é possível ansiar pelo atributo de doação e amá-lo da mesma forma que atualmente estamos, inconsciente e instintivamente, atraídos a receber, a sentir a satisfação dentro de nós?

Eu constantemente sinto que algo está faltando. Eu escolho automaticamente a posição mais confortável e adequada; entre de todas as condições possíveis, eu escolho receber o máximo prazer na vida que minimize esforço. Isto é como nós estamos programados, e assim o nosso corpo e cada célula do nosso corpo constantemente trabalham de acordo com este princípio. Portanto, como nós podemos chegar à mesma situação, mas na sua forma oposta, receber o prazer do atributo de doação e escolher automaticamente como dar o nosso melhor e trazer satisfação ao Criador o tempo todo?

Isso só é possível se eu amo muito alguém. Então eu estou constantemente focado apenas em dar-lhe tanto quanto possível. Como uma mãe que tem seu bebê e pensa somente em como pode dar-lhe mais, constantemente verificando o que ele precisa. Nós podemos observar como uma mãe constantemente olha para seu filho, e todos os seus pensamentos concentram-se apenas nele. Esta é a atitude que devemos ter no que se refere ao atributo de doação, ao amor geral.

Não importa quanto eu tento me convencer de que as pessoas ao meu redor são eu, partes da minha alma, que são intencionalmente descritas para mim como “criaturas” estranhas; eu não as percebo como algo que eu preciso e que pertence a mim. O atributo de doação é percebido como um conceito abstrato, obscuro. A sabedoria da Cabalá nos diz que o atributo de doção não tem forma e não é sentido em si mesmo, mas é revelado apenas em relação à outra pessoa.

Nós somos os portadores deste atributo! Portanto, como nós podemos expressá-lo? Como podemos sentir que apreciamos doar ao outro e que não há nenhum outro prazer para nós?

Se eu sentisse prazer toda vez que doasse ao outro, seria muito mais fácil doar, então seria doar a fim de receber, o que significa que o ego está disfarçado, recebendo escondido, e nada me deixaria sair de mim. As pessoas doam muitas coisas em suas vidas a fim de receber prazer. Nós nos sustentamos constantemente a fim de trocar o fruto dos nossos esforços pelo prazer e diferentes satisfações e confortos.

Mas como eu posso me elevar acima disso e doar a fim de doar, de modo que a verdadeira ação também ocorra no outro e o prazer seja sentido nos outros e não em mim, não no meu ego, não nos meus desejos, como se eu entrasse no outro? Isso é possível? Não, é impossível! Nós não podemos alcançar isso por nossa natureza, e a fim de fazê-lo é preciso a intervenção e a cooperação do atributo superior de doação que é externo a nós e está desconectado do nosso ego.

A força superior chamada de Criador deve me ajudar a me separar de mim mesmo e começar a sentir as ações, o resultado e também a satisfação do resultado, que é tudo externo a mim. Eu permaneço apenas com minhas Reshimot (genes espirituais), com o ponto no coração. Meu ego não será mais satisfeito e permanecerá vazio. Apenas a lei da “primeira restrição” age nele, segundo a qual os desejos egoístas não podem ser satisfeitos.

Isso significa que eu tenho que desistir totalmente do desejo de sentir prazer dentro de mim e passar para a sensação de prazer nos outros, transformá-la em minha própria. Eu não quero enfraquecer você, mas a pessoa fica geralmente com medo quando, de repente, compreende até que ponto isso é da nossa realidade egoísta.

Da Convenção em Krasnoyarsk 16/06/13, Lição 5