Como Convencer Uma Pessoa A Mudar

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (de bakadesuyo.com): “Mudança de comportamento não é fácil. Mas há uma grande palestra via TED, que mostra uma maneira simples de influenciar as pessoas a fazer a coisa certa. E ela aproveita um princípio que todos nós podemos usar em nossas vidas diárias”.

“Alex Laskey falou sobre como podemos usar a psicologia da mudança de comportamento para levar as pessoas a reduzir o consumo de energia”.

“Estudantes de pós-graduação penduraram sinais nas maçanetas das pessoas, pedindo-lhes para desligar o seu ar condicionado e ligar seus ventiladores. O que variou foi a mensagem que os sinais utilizavam”.

“Que mensagem você acha que foi mais eficaz?

‘Guarde dinheiro’

‘Salve o planeta’

‘Seja um bom cidadão’.

Na verdade, nenhuma delas.

Ninguém prestou atenção. Ninguém desligou seus aparelhos de ar condicionado.

“Mas uma quarta mensagem funcionou:

‘Seus vizinhos estão fazendo melhor’.

“Quando entrevistados, 77% dos seus vizinhos disseram que desligam seus aparelhos de ar condicionado e ligam seus ventiladores. Por favor, junte-se a eles.

“Esta é a Prova Social no trabalho. Robert Cialdini, autor do clássico livro Influence, explicou isso na minha entrevista com ele: ‘As pessoas provavelmente dirão sim ao seu pedido se você lhes der provas de que outras pessoas também vêm dizendo sim como elas’.

“Nós não gostamos de pensar que somos influenciados pelo comportamento das outras pessoas, mas todos nós somos. E uma das melhores maneiras causar uma mudança de comportamento é utilizar-se disso”.

Meu Comentário: A Cabalá utiliza esta grande propriedade da influência do ambiente sobre as pessoas para a sua correção. Sob a influência do ambiente, a pessoa está pronta para fazer inclusive ações altruístas. É por isso que, quando colocada no ambiente correto, ela estará pronta para submeter-se a ele sem consentimento prévio. Assim, em vez de tentar influenciar uma pessoa, nós precisamos criar um ambiente adequado à sua volta.

Comente