Co-Dependência

Dr. Michael LaitmanPergunta: O momento de transição de um nível para outro depende do que?

Resposta: O tempo de transição de um nível para outro depende apenas de você. Cada um de nós deve ter livre arbítrio. Se eu dependo dos outros, eu não tenho livre arbítrio.

Isto é, por um lado, nós dependemos uns dos outros de forma absoluta, mas, por outro lado, não dependemos de ninguém. Eu devo dizer a mim mesmo que todo o grupo se encontra num estado ideal e que tudo depende de mim.

Eu preciso considerar isso e esclarecê-lo da seguinte maneira: “Todo mundo depende de mim. Mas eu também dependo deles. Será que vou ser capaz de avançar se olhar para os seus rostos? Se eles são simpáticos e tendem a ser gentis, então sim, e se eles não são amigáveis, então não. Portanto, como devo me comportar?”. Isto é, seus estados e sua influência sobre mim também dependem de mim; eu preciso trabalhar neles. Isso quer dizer que eu já dependo deles, mas isso depende do quanto posso influenciá-los. Aqui ocorre a conexão oposta, que também depende de você.

Nós podemos ver e ser convencidos de que, por um lado, somos completamente independentes e livres, e, por outro lado, estamos totalmente interconectados entre nós, e que podemos tomar dos outros qualquer forma que desejarmos. Isso significa, na verdade, que estamos sempre trabalhando com a presença de um grupo que se encontra no mundo do infinito; é apenas o nosso ego que os retrata como estamos descrevendo-os para nós mesmos agora. Apenas ele! Portanto, a fim de avançar, é preciso “trabalhar” com eles, elevá-los aos nossos olhos. A fim de elevá-los aos nossos olhos, nós precisamos realmente trabalhar.

Durante o trabalho espiritual todas as perguntas irão gradualmente se tornar mais claras, pois, a fim de esclarecer cada uma delas é preciso criar dentro de nós novas sensações o tempo todo, o que não experimentamos anteriormente. Portanto, pensem, esclareçam essas questões, e, no final, elas vão se misturar num único todo, mas isso já vai ser um estado espiritual. Então, nós vamos sentir o quanto ele é fechado, completo.

Da 2ª Preparação para a Convenção em Krasnoyarsk 13/06/13