Chame A Luz

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu não consigo localizar o ponto de partida que não serve ao meu ego e que me permitirá subir acima dele. Tudo o que está em mim, mesmo esta pergunta, é o resultado do meu orgulho. Então, o que posso fazer?

Resposta: Chore.

Pergunta: Mas eu não posso chorar.

Resposta: Então, você deve gritar. Claro, você não tem força e ainda sente que é um pouco corrupto, então, você não fica realmente alarmado com isso, já que não lhe parece tão ruim. Isso significa que ainda lhe faltam muitos discernimentos pelo quais você pode ser atraído à meta, pelos quais você é repelido pelo estado atual e sai dele.

Assim, chore e grite, e peça para fazer tudo o que está em seu poder. Se você ainda não pode fazer nem mesmo isso, então você ainda tem o ambiente ao qual pode se voltar. Volte-se para os amigos.

Se você não tem força para fazer mesmo isso, então, pelo menos um pouco se incorpore neles. A pessoa deve realizar determinadas ações, e lhe é dada a oportunidade de fazê-lo.

Pergunta: A inveja que sinto dos amigos realmente funciona, mas ela ainda não me leva ao ponto desejado. Portanto, não importa o quão duro eu grite, meus gritos só serão egoístas.

Resposta: Não importa; eles ainda ajudam. A Luz Circundante responde aos gritos egoístas. Portanto, é a Luz Circundante e não a Luz Direta, e nem a Luz Interior, e assim você age nela mesmo através de gritos egoístas. Assim, grite. Grite e ela despertará em resposta a isso.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/06/13, Escritos do Baal HaSulam