Aprenda Com Os Filhos E Não Com Os Talk Shows Da Televisão

Dr. Michael LaitmanPergunta: A discussão integral é um programa muito original. Basicamente, as pessoas virão para ver como problemas que lhes interessam podem ser resolvidos na mesa redonda. No entanto, programas regulares que atraem os telespectadores geralmente lembram conflitos ou lutas corporais.

Resposta: Eu sempre falo só da nossa necessidade de influenciar os outros de uma maneira positiva, sem “oposição”. Você pode negar isso e dizer que isso é incorreto, inimaginável e inaceitável, que por meio deste tipo de discussão não conseguiremos atrair ninguém, mas eu só sei de uma coisa: um problema não pode ser resolvido por meio de argumentos.

Na tela, eu mostro ao telespectador como um problema pode ser resolvido, sem realmente tocar nele, porque o problema existe no nível “A”, e eu levo os palestrantes para o nível “B”. Quando eu os levo a este nível e talvez até mesmo ao nível “C” ou “D”, eles se transformam em outra coisa.

Pergunta: Na Wikipedia, está escrito que pessoas numa mesa redonda não se adaptam à opinião do outro. Em vez disso, elas acrescentam sua própria opinião.

Resposta: Eu me relaciono respeitosamente com as mesas redondas públicas, mas mesas redondas integrais são algo bem diferente. O que eu quero dizer é que sua forma é totalmente diferente. É só positivo!

De maneira nenhuma você deve expressar oposição. Pelo contrário, todo mundo é incluído num nível totalmente novo, corrigido. Você não entra em nenhum confronto ou expressões de discordância. Desta forma, nós estamos jogando que estamos no próximo nível; nós só adicionamos. Se alguém expressa sua opinião, eu explico que é possível fazer ainda melhor, dizendo: “Adicionando ao que disse o meu amigo, eu acho que nós podemos fazer mais isso e aquilo”.

Eu estou sempre construindo o nosso próximo nível integral, juntamente com os outros. Isso é baseado apenas num acordo entre nós, somente num acordo! Nós sempre subimos mais e mais. Isso nunca é feito por meio de oposição e contradição. Não há oposição e contradição!

Comentário: No entanto, se não há argumentos ou reservas, não podemos chegar a uma decisão.

Resposta: Se este é um verdadeiro workshop, as pessoas são como crianças brincando na construção de uma casa comum. Isto o torna mais excitante e interessante para elas do que se elas fossem destrutivas ou dirigidas uma contra a outra.

Eu vejo como as crianças instintivamente usam isso quando querem brincar em conjunto e não isoladamente. Quando elas estão interessadas ​​nos resultados do seu trabalho, criando algum tipo de estrutura, como trens ou cidades, então algo vai girar ao redor e elas vão trabalhar juntas.

De KabTV “Sabedoria das Massas” 14/05/13