Alegria É O Parâmetro Para O Caminho Certo

Dr. Michael LaitmanBaal Sulam, “Shamati # 58″, “Alegria é um Reflexo das Boas Ações”: Mesmo que a pessoa certamente veja que em breve vai cair do seu grau, Ele ainda a sentencia onde ela está. Isso significa que se a pessoa já decidiu tomar para si o fardo do Reino dos Céus para a eternidade, isso é considerado totalidade.

No entanto, se ela toma para si o fardo do Reino dos Céus e não quer que esse estado permaneça nela para sempre, essa coisa e essa ação não são consideradas totalidade, e, naturalmente, a Luz Superior não pode vir e descansar nisso.

Esta é uma pergunta básica: Como é que vamos decidir se isso é ou não para a eternidade? Isso se refere ao que uma pessoa vê como seu objetivo e futuro.

Há muitas organizações no mundo, muitos grupos e sociedades, que requerem certa dedicação e conexão de seus membros. Você pode pegar qualquer exemplo que goste: o mercado de ações, o time de futebol, a unidade militar, ou os alcoólicos anônimos. Cada organização exige dedicação e compromisso, pois, caso contrário, não pode haver uma conexão.

Mas alcançar um estado espiritual exige dedicação, embora seja impossível atingir esse objetivo sem conexão mútua e esta é realmente atingida na conexão entre nós. O Criador é uma imagem que estabelecemos a partir de nossos esforços em alcançar a doação mútua. Portanto, dedicação aqui é a mesma matéria, o mesmo condutor, a mesma forma de desejo, a alegria, o esforço do qual a alma é feita; é por isso que é chamado de sacrifício pessoal.

Agora eu dou tudo o que tenho em meu desejo de receber, toda a satisfação pela qual quero revivê-lo e garantir a sua existência, toda energia, alegria, esforço e esperanças, para a caixa coletiva de dinheiro do grupo. Quando todos fizerem isso vamos construir a infraestrutura coletiva dos nossos esforços coletivos onde o Criador é revelado, pela conexão de “Israel, a Torá e o Criador são um”.

Eu com relação ao grupo sou eu em relação a Israel. Então, nós, como “Israel”, nos voltamos ao Criador para encontrá-Lo lá entre nós, na nossa força global de doação, ao conectar tudo num todo. Assim, um esforço coletivo é necessário. Nós podemos medir se esse esforço é correto ou não de acordo com o nível de nossa alegria. É impossível seguir o caminho certo e não sentir alegria. Caso contrário, eu não posso me dedicar ao vaso espiritual global que estamos construindo juntos.

Assim, a alegria é o melhor parâmetro para as boas ações, como um espelho. Nós temos que trabalhar nisso para sentir a alegria espiritual, um despertar, energia, poder, alegria, originalidade e o sentimento da bênção. Estes são os sinais externos, segundo os quais podemos supor a veracidade de nossas ações internas. Se nossa ação é correta, ela irá evocar em nós alegria, esperança, a conexão entre nós, etc.

Mas, se não chegarmos à ação correta na conexão entre nós, então nos faltarão todos esses sentimentos: alegria, euforia, etc. É muito fácil verificar se há alegria. Uma pessoa não pode chorar e reclamar que é feliz ao mesmo tempo. Você deve sentir alegria em toda a sua entidade, como se diz, “Até que todos os meus ossos dirão”.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/06/13, Shamati # 58