Ajudando Os Feridos Na Batalha Contra A Inclinação Ao Mal

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que eu devo fazer quando vejo que um amigo está prejudicando o grupo? É uma indicação da minha falta de correção ou de que ele está realmente prejudicando o grupo?

Resposta: Se o amigo era muito dedicado antes e, de repente, muda, nós temos que ajudá-lo. Claro, não devemos jogá-lo fora agora, uma vez que ele está ferido por sua inclinação ao mal. Nós temos que cuidar dele e elevá-lo. Nós podemos levá-lo a um bar e tomar uma cerveja juntos, dar uma caminhada, ou ter um encontro social com alguns amigos. Nós podemos pedir-lhe para fazer algum tipo de trabalho que ninguém, exceto ele, pode fazer, e por isso temos que nos voltar a ele e realmente pedir sua ajuda. Isto significa que devemos tentar chegar perto dele de diferentes maneiras, para evocá-lo e animá-lo. É muito útil voltar-se à sua família para ajudar.

Nós devemos tentar fazer tudo o que pudermos, mesmo que ele fale contra o grupo. Nós devemos entender que este pode ser um estado temporário da mente e devemos tratá-lo com paciência e esperar até vermos que não há escolha e só então romper com ele, apesar disso ser sempre um grande problema se ele for um velho amigo que está no grupo há anos. Nós devemos sempre confiar na opinião do grupo, e não numa opinião pessoal, pois você nunca pode contar com você mesmo quando se trata de tais assuntos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/05/13, Escritos do Rabash