A Sabedoria Da Cabalá É Propriedade De Todos

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Amor pelo Criador e o Amor pelos Seres Criados”: Assim, por causa de seu mérito ancestral, Israel teve êxito, e por 400 anos eles se desenvolveram e se tornaram qualificados e sentenciaram-se a uma escala de mérito.

No decorrer do exílio, nós enfrentamos resistência externa e revelamos a força que não nos deixa unir, apesar de desejarmos nos tornar um. Esta força é dividida em quatro camadas de Aviut (a “espessura” do desejo), e é isso que o conceito de “400 anos” indica. Em geral, os colapsos e medidas semelhantes decorrem da estrutura inicial de HaVaYaH.

Se o mal, impedindo a integração completa, é manifestado, isto significa que os filhos de Israel completaram o exílio no Egito. Isso se aplica a nós: se nós queremos subir para o nível da recepção da Torá, ou seja, o método de correção, primeiro nós temos que nos sentir no exílio. Esse sentimento crescente traz ódio, rejeição, alienação e incapacidade de se unir aos três níveis de desejo egoísta que são chamados de “Egito”, e ao último, o quarto nível de carga do coração, que é chamado de “Faraó”. Sua manifestação é acompanhada das “dez pragas”, e, como resultado, nós saímos do Egito, ou seja, sentimos a necessidade de nos unir, apesar do mal que está sendo revelado, e fugimos do Faraó, prontos para receber a Torá.

Nós estamos chorando, chamando, e surge a força que nos conduz e eleva acima do desejo de receber. Agora nós não estamos no Egito, nós estamos acima do ego e, a partir deste momento, nós estamos prontos para nos tornar como um. A Luz que Reforma nos afeta, e no Monte Sinai, a montanha do ódio (Sinah), nós nos tornamos um povo.

Assim, nós começamos a correção do Egito, começamos a “raspar” esses desejos, camada por camada, e as elevamos à doação na propriedade de “AHP em ascensão”. No final, apenas as partes “inacessíveis” do desejo (o “coração de pedra”) serão deixadas no Egito, que será corrigido por último.

Assim, quando os fragmentos da alma geral de Adam HaRishon começam a se conectar novamente, as primeiras partes que se juntam a este processo são as “mais leves”, as partes mais sensíveis. Você e eu não entendemos que tipo de alma eram aquelas que partiram da Babilônia juntamente com Abraão e a qual fonte exatamente, a qual ponto da alma geral, pertence. Este é o ponto no coração Adam HaRishon. De qualquer forma, este é o processo de correção de acordo com o método da Cabalá.

Claro, a sabedoria da Cabalá é a ciência da mais alta ordem que pertence a toda a humanidade, abrangendo todo o vaso geral e não se limita aos seus fragmentos individuais. Ela contém toda a realidade começando no mundo do Infinito. No entanto, ela só é usada por aquelas pessoas que podem acrescentar esforços e acelerar em vez de se desenvolver “de acordo com o cronograma”. Sem esperar a correção no seu prazo, eles elevam MAN, ou seja, o pedido, com antecedência, e ajudam os outros a fazer o mesmo. Assim, a sabedoria da Cabalá é a propriedade de todo o mundo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/06/13, Escritos do Baal HaSulam