A Crise Iminente Da Dívida Vai Enterrar Todos

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do World Organization of Creditors): “O castelo de cartas das economias do mundo continua a entrar em colapso. Os problemas da Grécia e Chipre são apenas o início de uma tendência global. A dívida pública em breve pode achatar tudo em seu caminho como uma enorme bola de neve.

“As dívidas públicas continuam a crescer e, de acordo com as estimativas mais recentes, está se tornando cada vez mais difícil para os países não só diminuir a dívida, mas mesmo estabilizá-la. Os resultados preliminares para 2012 mostram que o total da dívida de todos os países ultrapassou $55 trilhões de dólares. A maior parte (75%) é contabilizada por apenas sete economias desenvolvidas, os países do G7. Durante o ano anterior eles não só não conseguiram melhorar a situação, mas aumentaram 5% de suas dívidas. O endividamento total dos países desenvolvidos cresceu 12%, ou 110% do PIB total.…

“Considerando a pressão cada vez maior, nós ouvimos cada vez mais previsões do próximo rompimento das ‘bolhas de dívida’. Os países que são pressionados por dívida não podem encontrar uma maneira de pagar suas obrigações e são obrigados a emprestar ainda mais dinheiro para pagar os juros em seus empréstimos atuais. Para a maioria das economias desenvolvidas e países onde a taxa da dívida/PIB excede 60-70%, parece que já foi passado o ponto sem retorno. Mais cedo ou mais tarde eles irão compartilhar o destino da Grécia e de Chipre. Mas, neste caso, não haverá ninguém para emprestar o dinheiro de ‘resgate’.

“Especialistas estão cada vez mais tendendo ao pior cenário, afirmando que, em breve, nós estaremos propensos a observar uma crise das finanças públicas, com alcance e consequências que vão superar as crises financeiras dos anos anteriores”.

Meu Comentário: Nós estamos diante do colapso do sistema financeiro global ou sua transição gradual para uma forma racional. Se considerarmos como os “líderes” permanecem surdos à Educação Integral, obviamente, a queda é inevitável…