A Convenção Por Nossos Próprios Esforços

Dr. Michael LaitmanAs duas Convenções atuais, Krasnoyarsk e São Petersburgo, marcam o início de uma nova etapa. De agora em diante, nós começamos a preparação prática para a unificação num novo grau.

Se qualquer um dos nossos círculos ao redor do mundo não participar do processo, isso vai deixá-los de fora e não podemos permitir isso. Naturalmente, nós não “atacamos” ninguém, não impomos qualquer condição intransigente; no entanto, nós precisamos entender que temos que nos unir num futuro próximo. Todos os nossos estudos, todo o nosso caminho, toda a correção, são dirigidos à união. E nós devemos gradualmente, digamos, em seis meses, trazer todos para este estado.

Atualmente, nós estamos nos envolvendo numa preparação em ampla escala antes da Convenção em São Petersburgo. Ela deve ser o resultado da preparação conjunta, que não tivemos ainda. É preciso senti-la em “primeira mão”, senti-la com “cada fibra da alma”. Toda a nossa vida, todo o mundo, a realidade atual, é uma preparação para a correção final. Diz-se que quem não trabalha, não se prepara para o Shabbat com antecedência, o que ele vai comer no Shabbat? Em essência, todo o período de seis mil anos é a preparação, o que significa a adição de vasos, desejos, que nós primeiro purificamos do egoísmo e, em seguida, corrigirmos para “receber a fim de doar”.

Eu me dirijo a todos: agora nós vamos aplicar mais esforços na preparação para a Convenção e temos que nos familiarizar com o que nos espera lá com antecedência. O tema da Convenção, sua programação exata, músicas e eventos, tudo isso diz respeito à preparação. Nossos grupos em todo o mundo têm que saber o que acontecerá em São Petersburgo durante os três dias.

Então, eles serão capazes de planejar seu tempo antecipadamente e se organizar, a fim de não se sentar na frente da tela, na expectativa de algo novo. É ruim se coisas novas para nós são elementos formais, “técnicos”. Nós não precisamos de surpresas externas, mas apenas internas. É por isso que quanto mais nós nos familiarizarmos com os elementos externos, melhor será.

Nós precisamos traduzir as canções e os slogans da Convenção para as principais línguas. Todos devem saber antecipadamente os detalhes organizacionais, o programa, o plano de instalações, temas para a reunião de amigos, cada detalhe. Esta será a “infraestrutura” do processo de preparação.

Nós temos que construir as intenções acima disso, ler certos materiais, escutar música especial, etc. Não precisamos de surpresas. Se a pessoa gosta de algo, ela pode ouvir com prazer cem vezes e nem mesmo rejeitar a centésima primeira vez. É a repetição de que forma o vaso. Se ele não der nenhum prazer na primeira vez, ele dará quando já existirem Reshimot que são preenchidas. Diz-se, “Eu vou comer o que armazenei previamente”. O sucesso no momento crucial só é possível devido a uma preparação cuidadosa.

Até agora, nós recebemos um pequeno benefício dos nossos encontros porque não nos prepararmos o suficiente. Desta vez, se a preparação for correta, vocês vão sentir como a Convenção pode ser eficaz. Ao nos prepararmos, nós estamos construindo nosso vaso coletivo, e nossos esforços nisso são a base da futura união.

Por outro lado, tendo chegado à Convenção sem preparação, eu digo olá, aceno para os amigos e permaneço sozinho entre o “ruído externo”. Sem a preparação prévia eu não serei capaz de me sentir integrado nas duas mil pessoas, e através delas nos outros dois milhões de pessoas. É por isso que existe apenas um risco, que em vez da preparação você “mergulha” na antecipação. Estas são duas coisas diametralmente opostas.

Nós estamos falando de um momento psicológico importante. Eu não estou contando com todas as circunstâncias, não digo a mim mesmo, “Haverá um dia, haverá comida”. Não, eu mesmo preparo o alimento para este dia; caso contrário, vou ficar com fome porque será tarde demais. Eu sei exatamente o que esperar, o que vou precisar em relação aos detalhes, em todas as sutilezas. Eu trabalho durante seis dias e depois vem o Shabbat.

Se nossas conversas “motivam” vocês apenas a se sentarem e esperarem por algo, então na Convenção nossa “mesa” estará vazia. Portanto, eu não espero nada, mas preparo todas as coisas necessárias. Então, eu tenho certeza do sucesso.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 25/06/13, Escritos do Baal HaSulam