A Chave De Ouro Para A Solução Dos Problemas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existem indicadores ou avaliações para determinar se há uma situação saudável no nível da família, por exemplo?

Resposta: Eu acho que nós não somos ensinados corretamente sobre o comportamento numa família. Nós estudamos no grupo que a realização espiritual nos obriga a seguir em frente. Isso se baseia no fato de que o ego está em constante crescimento e a unidade está em constante crescimento acima dele. Ou seja, se nós sentimos 20 kg de mútua repulsa egoísta entre nós, nós temos que superar isso. Isto significa que a força de união tem que ser, pelo menos, mais do que um grama de repulsão.

Não é como deveria ser? Nós somos criados incorretamente. Nós, egoístas, estamos constantemente crescendo e mudando. Cada um dos cônjuges está em seus estados internos egoístas: pela força, caráter, etc. Eu quero romance e ela quer cosméticos. Eu quero ir pescar e ela quer sonhar.

Nós não somos ensinados que devemos sempre trabalhar? Como resultado, a vida familiar é destruída. Por que as famílias se separaram? Assim que o egoísmo começa a crescer e muda do nível animal para o próximo nível (humano), nós já não sabemos como lidar com ele.

Ele se torna integral e as pessoas não sabem como trabalhar com ele. “É mais fácil se divorciar!”. Isso se torna normal e não o criticamos. E isso é verdade porque, fundamentalmente, não entendemos como podemos trabalhar com a nossa natureza. Tudo isto se manifesta desta forma.

Portanto, quando nos dirigimos ao público em geral numa palestra ou disseminação, tudo o que estudamos antes na Cabalá torna-se a chave de ouro para resolver qualquer problema na educação integral. Assim como nós estamos tentando nos unir em grupo, nós podemos nos unir em família, exatamente pelo mesmo sistema. Caso contrário, a família deixará de existir!

Mesmo naquelas civilizações modernas onde a família ainda parece o fundamento e o modo de vida histórico, nada restará lá se não introduzirmos a educação integral. Ela é inteiramente baseada na Cabalá. O que você faz no grupo, faça em casa e no trabalho.

Hoje, nós levamos nossa metodologia para várias empresas e gestores que também se queixam de que as pessoas perdem a motivação; uma pessoa não pode forçar a si mesma a trabalhar. Ela precisa de dinheiro, precisa viver, mas não pode forçar a si mesma.

O mundo vai sofrer até se convencer de que não podemos ter êxito sem o sistema, que deriva apenas do conhecimento da estrutura espiritual; você precisa implementá-lo, porque o mundo que está entrando nele ainda não sabe como agir nele. Acontece que ele se ajusta de acordo com as novas estruturas espirituais, mas todos ainda tentam viver nele pelos princípios egoístas.

É por isso que a crise familiar pode ser resolvida facilmente. Mostrem exemplos de workshops e todos os tipos de interações integrais através da mesma série de televisão. Comecem a ensinar as pessoas o método de aproximá-las e vocês vão ver como ele vai começar a funcionar. As pessoas não sabem de onde tirar o desejo de unidade; elas não têm a menor ideia de que aprendem isso com os heróis de programas de televisão.

A disseminação do método de educação integral não é só ir para algum lugar e dizer alguma coisa a alguém. Ele deve ser a nossa principal arma. Neste caso, nós acalmamos o mundo. Além disso, isso se espalha mais rápido que qualquer outra coisa.

Da 1ª Preparação para a Convenção em Krasnoyarsk 13/06/13