A Alma Na Busca Da Escolha

Dr. Michael LaitmanPergunta: O mundo superior é composto por 125 níveis de realização. O que acontece com a alma se ela sobe para o quinto nível, por exemplo. Será que ela tem livre arbítrio para avançar ou permanecer nesse nível?

Resposta: O livre arbítrio não existe em algum lugar ou em alguma coisa, exceto em relação a uma única atividade: o fortalecimento da conexão com o grupo.

Livre arbítrio é só nisso. Porque se você não se apegar à conexão com o grupo, essa força que você precisa para despertar de uma forma boa para avançar vai constantemente empurrá-lo de volta por meio da influência negativa, através do sofrimento. Se você começa a fugir de tais sofrimentos, mas não do seu desejo, e sim contra a sua vontade, então você avança como o resto da humanidade. Mas se você entende que é necessário subir, apesar de tudo isso, então você deve se conectar com o grupo.

Não há outro livre arbítrio no mundo além dessa escolha. Todos os seres humanos na face da terra são escravizados e não têm livre arbítrio. É impossível fazer qualquer coisa no seu presente, passado ou futuro, se você não começar a mudar o seu destino com a ajuda do grupo e não escolher ir para frente com um desejo individual em vez da vara que o empurra por trás.

Portanto, o caminho para todos é o mesmo, mas se você entender isso como desejável e passar por todas as mudanças internas pelo seu próprio livre arbítrio, então você vai começar a ser mudado do egoísmo para o altruísmo. E se não, então a natureza vai obrigá-lo a mudar através de um grande sofrimento que acabará por quebrá-lo e você vai concordar em fazer tudo sozinho.

Pergunta: Portanto, se a pessoa não se sente feliz com o seu envolvimento no trabalho espiritual, este é um sinal de que está fazendo algo errado?

Resposta: Isto significa que ela não está avançando. É possível avançar só através da felicidade. Avançar representa a minha preferência pela característica de doação, em vez da característica de recepção, a característica do amor, em vez da característica de ódio. Como isso é possível se você não está feliz com a sua escolha? Não pode haver nada parecido com isso. É um sinal de que ainda não há escolha.

Da Convenção Em Krasnoyarsk 14/06/13, Lição 2