Todos São Iguais No Grupo

Everyone Is Equal In The GroupPergunta: Às vezes, um grupo forte começa a bloquear uma pessoa que é líder e organizadora, uma vez que tenta torná-la igual a todos os outros. O que devemos fazer neste caso?

Resposta: No passado, as pessoas costumavam dizer: “Se a cabeça se destaca, deve ser retirada”.

Um grupo não pode e não deve permitir que a cabeça de alguém esteja acima dos outros. Todo mundo é igual, em tudo! O grupo se refere à igualdade, e não deve haver dúvidas aqui.

Se você perceber que há uma pessoa com qualidades especiais em seu grupo, uma pessoa que tem habilidades especiais, tais como trabalhar sob pressão, ter paciência, desejo, e assim por diante, dê-lhe algo para fazer fora do grupo. Teste-a com isso, e, em seguida, leve-a para fora do grupo. Deixe-a se envolver-se em algo externo, separada do grupo, de forma que não exista nenhuma fofoca ou problemas no grupo. No entanto, enquanto a pessoa está no grupo, ela não deve se destacar. É também uma espécie de teste para ver se ela tem a força de vontade para se conter constantemente para que o grupo seja homogêneo.

Fale com ela separadamente: “Apesar de você se destacar, olhe e aprenda com os outros. Esta é a sua missão. Você tem que se comportar como os outros, e em circunstância alguma acima deles. Esta é a única maneira que você pode se expressar. Este não é o lugar para derramar o seu coração”. Assim, ela vai treinar a si mesma.

Pergunta: Quando ela deve ser levada para fora do grupo, se não consegue ser igual a todos, mas ainda tenta ser?

Resposta: O grupo não pode tolerar quaisquer tentativas. Se ela consegue controlar a si mesma, deixe-a no grupo, mas deixe-a desenvolver suas habilidades organizacionais. No entanto, se ela não tem capacidade de organização, mas só gosta de fazer barulho, então ela vai gradualmente se acostumar a não estar no grupo. Há pessoas que não podem aceitar isso e que pensam como crianças: “Como eu posso me sentar junto com os outros”? Essas pessoas devem ser retiradas do grupo.

Da Palestra sobre Educação Integral 04/04/13

Comente