Sob A Supervisão Do Criador E Dos Cabalistas

Pergunta: Porque é que uma conexão egoísta entre amigos desperta a influência da Luz superior, enquanto os nossos outros esforços egoístas não são capazes de atraí-la? Qual é o truque aqui?

Resposta: O Criador leva a pessoa a um grupo, como está escrito: “O Criador coloca a sua mão sobre a boa sorte e diz:” Escolha-o. “E o que você escolhe? Você escolhe o meio ambiente. Você espera que ele vá influenciá-lo, mesmo que apenas um pouco, na medida em que você está pronto para curvar-se diante dele.

Aqui, surge a pergunta: Porquê e para quê você se curva? Se formos honestos, é para tirar proveito. Eles dizem que se você baixar a cabeça diante dos amigos, você pode ganhar um grande prémio. Essencialmente, isto é puro ego.

O grupo, perante o qual você se curva não é de forma alguma melhor do que você. Todos os amigos são os mesmos egoístas, mas isso não importa porque cada um quer abaixar a cabeça perante os outros, para que através do amor fraternal com uma enorme “promoção”, você receberá algum tipo de prazer.

Assim, a luz chega a você porque, como é dito, no sentido de cumprir os mandamentos, nós não precisamos de intenção. Assim, mesmo se a sua intenção é egoísta, você receberá a Luz que Reforma de qualquer maneira.

Você pode perguntar: “Como é que isso acontece?” Eu gostaria de colocar a questão de forma diferente. Se não fosse por este mecanismo, como você poderia mudar de fato?

Há uma parábola sobre dois anjos que perguntaram ao Criador: “Porque você deu o método de correção para os seres humanos e não para nós?” O Criador respondeu: “Você tem uma inclinação para o mal? Os seres humanos têm. “Conclui-se que você deve estar dentro da inclinação para o mal e bastante consciente da sua procura de benefício próprio, dizendo:”. Mesmo que tivesse o mundo a arder, o mais importante é que eu me sinta bem, mesmo que eu fique sozinho “.

No entanto, no mesmo momento, a centelha de um novo desejo desperta em você, dirigida diretamente ao Criador, e mesmo que você imagine a Ele como a fonte dos prazeres egoístas, de uma vida eterna e perfeita para si, é o suficiente se você integrar um grupo de pessoas como você. Afinal de contas, é especificamente o Criador que vos colocou juntos, é especificamente Ele que deu a você os meios para aprender e para se conectar.

Mais do que isso, os Cabalistas estão acima de nós e organizam tudo o que o grupo irá precisar, como um professor perfeito. Eles se preocupam connosco, e a Luz chega até nós especificamente através deles. Você ainda vai ver isso.

É assim que o método da Cabalá funciona: Boas ações não exigem as intenções corretas e graças a elas, quando você ainda não tem nada, você pode chegar ao primeiro nível.

Uma abordagem como esta direciona a pessoa da maneira certa, protege-o de mentir para si mesmo, e torna possível esperar por uma verdadeira conexão mútua. Isto não é mentira. Tudo é baseado em leis, não em conceitos, crenças e costumes. Estamos num sistema realista. Com o tempo, nós seremos capazes de descrevê-lo usando uma precisa e adequada linguagem.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 25/04/13, “A Garantia Mútua”