Por Que Os EUA Está Caindo Tão Rápido?

Dr. Michael LaitmanOpinião (do Blog dE Washington): “… o livro de Jared Diamond,  Colapso: Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, estuda o colapso das civilizações ao longo da história, e encontra:

“‘Civilizações compartilham uma curva acentuada de declínio. De fato, a morte de uma sociedade pode começar apenas uma ou duas décadas depois de atingir seu ápice de população, riqueza e poder…

“‘Uma das opções tem dependido da coragem de praticar o pensamento de longo prazo, e de tomar ousadas e corajosas decisões antecipatórias no momento em que os problemas se tornaram perceptíveis, mas antes que eles atinjam proporções de crise…’”.

Meu Comentário: Ou seja, talvez não seja tarde demais para todo o mundo ocidental escolher uma solução pacífica para o problema: começar a se unir conosco antes que os terríveis sofrimentos nos obriguem a fazê-lo.

“Marc Faber, PhD em economia, diz:

“‘Como [eu estou] tão certo sobre este colapso final?

“De todas as perguntas que eu tenho sobre o futuro, esta é a mais fácil de responder. Uma vez que a sociedade se torna bem sucedida, ela fica arrogante, justa, confiante, corrupta e decadente… gastos excessivos… guerras caras… desigualdade de riqueza e aumento nas tensões sociais; e a sociedade entra num declínio secular’. … ”

Meu Comentário: É claro que esta é uma visão pessimista do futuro. A humanidade não será capaz de tomar uma decisão razoável: começar a se unir, a fim de eliminar todos os conflitos entre si e a natureza por sua equivalência com o sistema integral da natureza. A coisa mais fácil é não fazer nada e deixar a natureza nos empurrar para a mudança necessária pelos seus próprios meios, isto é, pela força.

“… O historiador escocês do século XVIII Alexander Fraser Tytler: a vida média das maiores civilizações do mundo tem sido de 200 anos progredindo da “escravidão para a fé espiritual… a grande coragem… a liberdade … a abundância… o egoísmo… a complacência… a apatia … a dependência e… de volta à escravidão…”.

Meu Comentário: Os EUA já estão em fase de declínio. Porém, como não é apenas o desenvolvimento egoísta linear, como em toda a nossa história, mas a ascensão a um novo nível de dependência integral universal, de unificação, equivalência com a Natureza unificada, então o período de declínio não é necessário. Assim que nós reconhecermos o nosso próximo estado, seremos capazes de fazer a transição para ele fora do eixo do tempo histórico, por ter acelerado a nossa evolução através da consciência de uma nova necessidade.