Por Que Eu Me Sinto Tão Sonolento?

Pergunta: Por que eu tenho que fazer esses grandes esforços para não cair no sono durante a aula, embora eu exerça uma série de esforços no estudo e na disseminação?

Resposta: Eu vou lhe contar um segredo: as pessoas que são atraídas para a espiritualidade, que querem revelar o Criador, não gostam de estudar… É porque elas querem sentir! Elas podem até parecer um pouco estúpidas e sonolentas. Elas podem ler a mesma passagem dez vezes e não entender o que ela diz. Eu experimentei isso.

Se você deixar alguém de fora ler esta passagem, ela vai imediatamente “entender” o que diz. Isso é muito típico da sabedoria da Cabalá; desde que o ponto no coração é despertado em uma pessoa, quando ela lê, o ponto do sentimento é usado e não a mente. Um estranho percebe o texto de uma forma totalmente lógica, e por isso ele não tem nenhum problema de entender o que o texto diz.

Esta é a razão de que às vezes vemos como novas pessoas entram para o grupo e apreendem e dominam o material facilmente. É fácil para elas entenderem o que o texto diz, elas imediatamente começam a estudar o TES, e em um mês ou dois já começam a discutir a teoria mais complexa. Pessoas com o ponto no coração, no entanto, que estudaram durante dez anos, não conseguem entender o que o texto diz, uma vez que estão à procura de um sentimento e não da lógica, como um burro inteligente.

Nós devemos entender que existem dois principais obstáculos para os alunos. O primeiro obstáculo é quando descobrimos problemas no grupo, nas relações entre os amigos, mas não entendemos que estes problemas são, na verdade, o trampolim para irmos à frente e para escaparmos deles.

O segundo obstáculo é que uma pessoa lê o texto repetidamente e já o sabe de cor, mas sente que  não entende o que significa. Isto é verdade não apenas no que diz respeito à teoria no “Prefácio à Sabedoria da Cabala” ou TES, mas mesmo com relação ao Shamati e outros artigos. Alguns artigos às vezes podem mexer com a pessoa, mas a maioria deles parece seco e não toca o coração.

Este é realmente um bom sinal. Diz-se: “Não é o sábio que aprende”. Isso não significa que eu estou te dando permissão para dormir durante a aula, mas na verdade eu entendo. Eu nunca fiz reclamações de alunos que dormem, visto que eu os compreendo. Não é apenas sensação de cansaço, mas o  resultado de querer sentir a espiritualidade. Se eles não sentem isso, não entendem por que vêm à aula.

Diz-se sobre isto: “O tempo faz o que a mente não faz”, já que a mente não pode realmente nos ajudar aqui, mas o tempo pode! Isto significa que com o tempo a Luz nos influencia quando estamos em grupo ou até mesmo quando dormimos durante a aula. Você deve apenas deixar a luz trabalhar em você, e a sensação virá.

[107364]

Da Convenção de Nova Jersey 10/5/13, Lição 1

Material Relacionado:
Como Perceber O Material: Através Do Coração Ou Da Mente?
Você Não Aprende Através Do Intelecto
Você Não Aprende Através Do Intelecto

Comente