O Mundo Inteiro Está Num Barco

The Whole World Is In One BoatBaal HaSulam, “O Arvut (Garantia Mútua)”, Item 18: Portanto, o Tana (Rabi Shimon Bar Yochai) descreveu o Arvut como duas pessoas num barco. De repente, uma delas começa a fazer um buraco no barco. Seu amigo perguntou: “Por que você está furando?”. Ele respondeu: “O que você tem a ver com isso? Eu estou furando debaixo de mim, não debaixo de você”. Então, ele respondeu: “Tolo! Nós vamos nos afogar juntos!” (VaYikra Rabba, Capítulo 4).

Nós estamos todos interligados numa rede global, total, integral. No entanto, de acordo com o programa da criação, esta rede é descoberta gradualmente.

Ela foi revelada pela primeira vez no nível inanimado durante o processo de formação e evolução do Universo, até que a Terra fosse formada. Mais tarde, esta rede foi revelada numa forma mais forte no nível vegetal, e como está escrito no Livro do Zohar, “Os botões de flores apareceram sobre a terra”. Por fim, a vegetação cobria o planeta, e a rede foi revelada ainda mais, passando a um novo nível, o nível animal.

Este processo é derivado das quatro fases básicas que aparecem uma após a outra. A rede é revelada cada vez mais. Algumas espécies se extinguem, outras nascem. Hoje em dia, nós vemos o desaparecimento de algumas espécies e a revelação de outras espécies o tempo todo. Tudo isso é a revelação da rede geral, que em sua última fase forçou os macacos a descer das árvores e os transformou em seres humanos.

Aos poucos, a conexão entre todas as partes da realidade foi se manifestando lentamente, orientando aqueles que eram macacos não há muito tempo a novas relações de troca mútua, levando-os a matar uns aos outros, o que não acontece com outras espécies animais. Os animais só testam quem é mais forte para descobrir quem é o líder ou quem é dono do território, mas nos seres humanos os impulsos são mais fortes… Em última análise, toda a nossa evolução é a descoberta da rede que liga todas as partes da realidade.

Hoje, no nível final deste mundo, tendo passado pelas três fases do nível falante (inanimada, vegetal e animal) nós atingimos o nível “falante do falante” e precisamos atingir essa altura.

Na rede geral, a categoria de Israel é a chave principal, e estabelece todo o processo. Esta categoria inclui aqueles que já têm uma conexão com a força que controla a realidade, com a governança superior. Entre eles, há o “justo” e o “ímpio” que afetam uns aos outros.

Tudo isso é inevitável, pois a rede está sendo descoberta mais e mais, revelando assim a natureza integral geral e abrangente, onde todos têm grande importância para o sistema. Portanto, vale a pena que nós publiquemos este conhecimento sobre o Arvut (garantia mútua) entre todos. Afinal, todo mundo influencia necessariamente todos os outros. Em última análise, a sua influência se volta contra ele, dobrando o dano que ele causou para a sociedade como um todo.

Por enquanto, é difícil perceber isso. A verdade é revelada apenas em casos excepcionais, sob a pressão de grandes catástrofes. No entanto, apesar de tudo, nós podemos desenhar uma imagem do sistema geral para a pessoa, da qual ela pode concluir que pertence a todos, e todos lhe pertencem. Hoje, o mundo já se tornou sensível o suficiente para ouvir esta mensagem e sentir essa condição.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/05/13, “A Garantia Mútua”