O Importante É Que Você Está Vivo E Bem

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que uma oração pela autocorreção é ineficaz?

Resposta: Apenas uma oração coletiva funciona. Uma oração para si mesmo é necessária para que a pessoa finalmente entenda que ela não ajuda e que é ineficaz. Este mundo nos confunde, pois as pessoas que pensam em si mesmas têm sucesso. Uma pessoa inicia um negócio, se ocupa com esportes, e quanto mais esforços ela faz, maior será o seu sucesso. Este é um fato real.

No entanto, a espiritualidade é o oposto da corporeidade. Quanto mais eu penso em mim mesmo e faço certos exercícios, mais isso prova que não posso ter sucesso desta forma. As leis que operam na espiritualidade são opostas a todas as leis deste mundo: não é o sábio que tem sucesso graças a sua sabedoria, e não é o corajoso que tem sucesso graças a sua coragem. Ao passo que essas qualidades são muito úteis para o nosso mundo: quanto mais poder, cérebro ou dinheiro você tem, mais é bem sucedido.

Este mundo é baseado na bravura egoísta. No entanto, no mundo espiritual é o oposto, e tudo depende do quanto eu saio de mim mesmo e permaneço impotente, sem cérebro, e totalmente incapaz de ter sucesso por mim mesmo, mas só através do investimento nos outros, subjugando-me diante deles, e sendo influenciado por eles. Assim, eu ensino a mim mesmo que este é o caminho para o avanço.

É uma questão muito delicada. Nós trabalhamos no sistema integral, e somente através da minha conexão com todos os outros, na medida em que posso me atribuir a eles, posso ter sucesso. Eu nunca vou ser capaz de sair do meu “círculo” e ser indiferente em relação aos outros, e eu não quero isso! O avanço indica uma maior penetração no grupo, de modo a ser igual a qualquer outro.

Na verdade, é o oposto às leis deste mundo. Assim, todas as regras que lemos nos textos Cabalísticos não são apenas bons conselhos e sugestões de uma avó preocupada com uma criança, tentando convencê-la a não pular em volta, não lutar, e sentar-se calmamente. Pelo contrário, essas são regras férreas do sistema superior. Nós temos que esquecer todos os sistemas egoístas habituais e tentar nos acostumar e aceitar as leis do sistema superior, onde tudo passa pelo grupo, pelos “dez”, somente através do ambiente.

Você vai conseguir tudo, mas os meios, as regras para o sucesso, são diferentes daquelas que são aceitas neste mundo. O seu sucesso depende apenas de você, na medida em que você domina a si mesmo diante do ambiente, conforme o seu desejo de dar tudo aos amigos, de se preocupar com eles e amá-los como as pessoas mais queridas e amadas para você. Mesmo que você não sinta isso, você se obriga a agir dessa forma, como se cada um deles fosse uma grande pessoa, a maior de nossa geração, aquela que é mais próxima e cara para você, até mais do que a si mesmo.

Em breve, você vai realmente sentir que isto é assim e todos vão se tornar muito importantes e caros para você: o seu estado, a sua saúde, e o seu sucesso. Você vai entender e sentir que depende disso e não terá outras preocupações, exceto o bem-estar e a saúde deles.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/05/13, Escritos do Rabash, “Com Respeito ao Amor dos Amigos -2”

Comente