Membros Da UE Vão Perder Soberania

Dr. Michael LaitmanOpinião (Angela Merkel, chanceler alemã): “Os países da zona do euro devem aceitar que a Europa “tem a última palavra”, e precisam trabalhar juntos mais de perto se o continente deve evitar entrar em declínio, alertou a chanceler alemã Angela Merkel.

“No mais recente sinal de que a Alemanha apoia controles mais rigorosos em toda a Europa sobre os orçamentos nacionais, a chanceler disse que os membros da zona do euro devem estar preparados para entregar autoridade às instituições europeias”.

“Falando em um evento organizado pelo Deutsche Bank em Berlim ao lado do primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, Merkel disse: ‘Parece que nós encontramos soluções comuns quando estamos olhando por cima do abismo. Mas tão logo a pressão alivia, as pessoas dizem que querem seguir o seu próprio caminho’”.

“‘Nós precisamos estar prontos para aceitar que a Europa tenha a última palavra em determinadas áreas. Caso contrário, não seremos capazes de continuar a construir a Europa”.

“Ela disse: ‘Nós não precisamos sempre desistir das práticas nacionais, mas precisamos ser compatíveis. É o caos agora. Nós precisamos estar preparados para romper com o passado, a fim de saltar para frente. Eu estou pronta para fazer isso’”

Meu comentário: O “remendo” da união está começando, e só na tomada de decisões macroeconômicas e na resolução de crises agudas. Mas este é o começo, e depois a crise vai apontar para a necessidade de maior unificação. Esta é a forma como a elite da UE vai aprender, como crianças teimosas, embora o senso comum diga que a união deva começar com o fortalecimento de sua base: uma cultura unida e a luta por uma boa e igualitária unificação das nações.

Isto é conseguido através da educação e da formação integral e gradual. A natureza nos pede para mudarmos exatamente a nossa natureza egoísta, obriga-nos a nos tornar sua parte integral e nos assemelhar a ela. A crise não é mais do que a manifestação externa de nossas relações egoístas.