Hipersensibilidade Que Transborda Para Além Das Fronteiras Deste Mundo

Pergunta: Como eu posso me tornar mais sensível ao fato de que sou um componente do sistema integral?

Resposta: Esta sensibilidade se desenvolve quando a  pessoa tenta  dedicar cada vez mais atenção à sua conexão com o grupo. Ela verifica se vê os amigos, seus filhos amados, se tem doces pensamentos sobre eles, e se quer sentir o seu sofrimento como se fosse a sua dor real, física.

A pessoa deve tentar aumentar sua sensibilidade, sua atitude, e decifrar o conceito “como a ti mesmo”. Isso não é fácil, já que uma pessoa consegue fazer isso por um momento, e, então, no momento seguinte, ela já cai e é separada deste sentimento, visto que o nosso ego não quer sofrer por todo o mundo. No entanto, a pessoa ainda avança hora após hora.

A Masach (tela) que ela adquire a ajuda a compartilhar o sofrimento de todos e, ao mesmo tempo, justificar o Criador e se alegrar. A Masach espiritual funciona dessa forma, dá resistência à pessoa sem diminuir sua sensibilidade para com o sofrimento. Graças a isso, ela pode experimentar sentimentos muito profundos que podem ser bons e ruins.

No nosso trabalho, nós adoçamos ou encobrimos o nosso sofrimento através da mente, através do pensamento de que muitos sofrem das mesmas coisas que nós e que não é a nossa dor pessoal. Em tempo de guerra, por exemplo, quando muitos são mortos, é mais fácil de suportar a perda. Não é por acaso que se diz: “A miséria adora companhia”.

É assim que funciona no nosso mundo. Porém, na espiritualidade, é impossível reduzir suas preocupações desta forma, visto que você sente a todos como a si mesmo. No entanto, a Masach lhe aproxima do Criador. É absolutamente impossível avançar sem se identificar com o Criador, visto que a sua percepção torna-se muito sensível. A profundidade dos sentimentos bons e ruins em sua alma é insuportável, e eles transbordam para além das fronteiras deste mundo.

Embora haja também um sofrimento terrível em nosso mundo, que pode deixar uma pessoa louca, nossos órgãos sensoriais não suportam isso. Assim, somente na conexão com o Criador, a Luz de doação, você pode ser tão fortemente impressionado que isso ultrapassa os limites do mundo físico. Assim, a conexão é uma condição essencial para a revelação espiritual.

[104956]

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/04/13, Escritos do Baal HaSulam

Comente