Escolher Entre Dois Livros

Dr. Michael LaitmanSe a pessoa tem um forte desejo de atribuir tudo em benefício do Criador, é uma coisa boa, e ela pode orar para realizar esse desejo. Querer usar todo o seu desejo de receber a fim de doar significa ser escrito no livro dos justos.

No entanto, se ela tem um forte desejo de usar tudo em seu próprio benefício, isso não é tão ruim, já que aqui tudo é claro, e a pessoa consegue entender os desejos que possui. Ela pode orar para que o seu desejo de receber peça para gravá-la no livro dos ímpios que estão condenados à morte, o que significa que ela quer anular seu ego.

Ela escolhe em qual livro quer ser gravada. Mas, se ela quer ambos e acha difícil decidir qual escolher, já é um problema. Ela deve tentar estar neste estado de confusão o mínimo possível. Querer trabalhar para o Criador, mas ao mesmo tempo tomar um pouco para si mesmo é muito perigoso. Se a pessoa não lutar contra este estado dividido, ela pode permanecer no estado de indecisão por muitos anos, incapaz de preferir um lado sobre o outro.

Ela pode pensar que recebeu um pouco de um lado e um pouco do outro, e por isso não há problema em esperar, e tudo ficará bem. Este é o pior estado possível.

Isso significa que a pessoa deve tentar determinar seu estado com a ajuda do seu esforço no grupo e a influência do ambiente, para que ela saiba que é perversa e vai querer destruir seu ego, isto é, vai querer ser registrada no livro dos ímpios que estão condenados à morte. Isso se chama Primeira Restrição.

Então, ela vai querer ser condenada à vida, sendo capaz de trabalhar a fim de doar, o que significa que será registrada no livro dos justos. Deve haver um forte pedido para a intenção a fim de doar ao Criador, de modo que a pessoa pelo menos veja que só se preocupa com o benefício pessoal.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 02/05/13