Educação Ou Domesticação?

Dr. Michael LaitmanPergunta: No processo de educação integral, a sensibilidade dos nossos cinco sentidos irrompe. No entanto, a pessoa ainda tem que voltar para o mundo real, onde precisa de certa proteção, uma vez que ela continua lidando com várias situações negativas. Como nós podemos ensinar as pessoas a lidar com o mundo para onde regressam depois de concluírem os estudos integrais?

Resposta: Após o curso de estudos integrais, as pessoas vão se relacionar com este mundo de uma maneira diferente e percebê-lo de forma diferente. No entanto, não devemos ensinar as pessoas exatamente como elas devem se relacionar com o mundo ao seu redor. Em vez disso, nós temos que mudar as pessoas. Se as pessoas reconhecerem as mudanças internas, elas vão considerar este mundo de forma diferente.

Em geral, nós estamos dando conselhos errados para os nossos filhos quando lhes ensinamos para não bater em alguém, para não lutar, para não amaldiçoar. Não é uma educação. É como domesticar animais. Nós devemos mudá-los internamente para que seja impossível deles baterem, xingarem ou brigarem. É por isso que precisamos passar por uma transformação interna e subir ao próximo nível, ao invés de simplesmente seguir um sistema de proibições.

Este é o vício de uma educação e formação moderna que orienta as pessoas como elas devem se relacionar com a vida e o mundo. Tudo o que precisamos fazer é elevar a pessoa. O resto virá naturalmente.

O mesmo se aplica à ciência e às artes. De forma prática, não existe qualquer necessidade de ensinar nada. Se nós sentimos os outros como a nós mesmos, nossos sensores começam a abrir. De repente, a pessoa entende desde dentro como produzir sons musicais agradáveis, por exemplo. É a educação mais natural. Tudo o que nós precisamos é elevar os outros e fazê-los se conectar com o resto da natureza, ao contrário do seu egoísmo inato.

Baseado nisso as pessoas se “expandem”, se abrem e se tornam um com o ambiente. As pessoas não precisam de nada, exceto isso. Nesse caso, ninguém pode nos fazer mal, nem vamos estar causando quaisquer contradições ou problemas para os outros. As pessoas sempre vão se sentir bem, uma vez que vão ficar em harmonia com o programa de criação. Elas nunca vão provocar quaisquer tipos de impactos negativos. Não importa onde estamos, sempre haverá uma atmosfera positiva e benevolência em torno de nós.

De KabTV “A Medicina do Futuro”, 07/04/13

Comente