Debaixo Do Monte Até O Topo

Dr. Michael LaitmanRabash, “Qual é a Preparação para a Recepção da Torá”: Como para o Senhor, diz-se: “e o Senhor desceu sobre o Monte Sinai, no topo do monte”. E quanto ao povo, diz-se: “e eles se reuniram debaixo do monte”. E nós devemos compreender o que significa um “monte”. “Monte” (Har) se origina da palavra “dúvidas” (Hirurim), que é a mente de uma pessoa.

Se nós aceitamos esta mensagem em nossa mente, isso significa que o Criador está no topo do monte, ou seja, que Ele age dessa forma e nós sentimos e concordamos que não temos escolha e que devemos receber a Torá. É porque depois que nós entendemos que a inclinação ao mal nos prepara para o enterro, nós devemos receber a Torá, ser salvos da morte, desta vida condenada.

Portanto, onde está o nosso livre arbítrio, se somos naturalmente forçados a receber a Torá? A própria inclinação ao mal, que é o nosso desejo de desfrutar nesta vida, deixa-nos esta escolha. Mas isso é chamado de recepção?

Assim, quando nos reunimos na base do monte e descobrimos a nossa inclinação ao mal, e em oposição a ela revelamos a Torá, é um começo. Nós entendemos claramente que começamos a viver sob estas condições. Agora, à medida que a inclinação ao mal é revelada em cada passo que damos, nós temos que decidir: por que isso foi revelado, por que eu preciso disso, e como isso pode ser corrigido usando corretamente a inclinação ao mal e a Torá que foi dada para a sua correção? Nós podemos subir ao nível do Criador, para o topo do monte?

Esta é a preparação para a recepção da Torá, mas ainda é apenas a preparação e não a sua realização. Aqui nós ainda agimos em caso de necessidade: há uma revelação que não nos deixa muita escolha. Nós vemos que temos uma inclinação ao mal e um meio de corrigi-la, a Torá, e se nos recusarmos a aceitá-la, este será o nosso local de sepultamento. Caso contrário, nós não temos nenhuma chance de ser salvos desta vida, que é pior que a morte, e por isso, naturalmente, a pessoa aceita a condição que lhe é dada.

O livre arbítrio surge mais tarde em cada passo que a pessoa dá ao longo do caminho, quando nós começamos a cumprir a Torá durante os quarenta anos no deserto. Todos esses anos de peregrinação já são os verdadeiros níveis da recepção da Torá, pelos quais subimos cada vez mais, até chegar ao topo do monte.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 14/05/13

Comente