Apenas Tente, E Tudo Vai Dar Certo

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa trabalhar em mim mesmo para amar os amigos?

Resposta: É preciso imaginar que o amigo é uma pessoa importante, agradável e especial. Caso contrário, por que você deve amá-lo? Primeiro você deve encontrar uma razão. Qual pode ser o motivo para amar o outro, se você o odeia? Para ser honesto, não é sequer indiferença, mas verdadeiro ódio.

Você pode verificar o seguinte: imagine que seu amigo ganhou um milhão de dólares na loteria. No dia seguinte, você se sente diferente com relação a ele. Você vai invejá-lo e odiá-lo ainda mais. Não é assim? O que significa que você o odeia? Significa que você preferiria que ele não ganhasse, e isso já é suficiente. É muito simples verificar isso, pois você iria pensar de forma diferente sobre seu filho.

Portanto, será que você pode trabalhar para amar o amigo se odeia todo mundo, exceto a si mesmo? Agora, você acorda com um objetivo sublime chamado de “o Criador” e quer alcançá-lo. Não faz nenhuma diferença que você não saiba quem é o Criador. Você anseia por maior conhecimento e poder, a fim de subir até o topo, que é mais sublime do que toda esta vida. É apenas um desejo egoísta.

No entanto, a fim de subir até o topo, você deve cumprir uma condição: amar aquele que você odeia. O Criador lhe explica gradualmente que você não pode amá-Lo, porque se Ele for revelado um pouco, você vai odiá-Lo, já que a sua natureza é oposta à Dele. Esse contraste vai provocar repulsa e ódio em você.

Assim, a fim de evitar tais relações ruins com o Criador, você por enquanto deve aprender a melhorar a si mesmo num estado diferente. Você recebe este mundo: a natureza inanimada, vegetal e animal, e as pessoas, de modo a avançar com elas.

O Criador lhe diz que Ele irá ajudá-lo quanto mais você tentar amar o outro acima do ódio que você sente. Agora, você desrespeita a todos: “Deixe-os queimar até as cinzas”, mas o Criador fez você sentir isso de propósito. No momento em que você quiser subir acima do seu ódio, Ele irá lhe ajudar, de modo que você vai conseguir fazê-lo. Basta tentar e Ele vai lhe ajudar. Assim, juntos, você vai mudar a sua natureza anterior para outra natureza. A segunda natureza não vai anular a primeira, mas você vai se tornar uma vestimenta, uma forma como o Criador, e vai se tornar como Ele.

Você será capaz de conhecer o Criador. Então, vocês vão ser capazes de se abraçar, se conectar e se fundir num só corpo. É por isso que Ele criou o ambiente que você odeia, e no momento que você tentar amá-lo, Ele fará com que seus esforços sejam bem sucedidos. Se você conseguir atingir a menor realização, nem mesmo o amor, mas aos menos causar menos danos para os outros, ou seja, você neutraliza o seu ego, Ele será revelado. É porque daí você também não vai prejudicá-Lo, e será capaz de se aproximar e se conectar.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/05/13, Escritos do Rabash