A Realidade Corporal É A Grande Benevolência Do Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: Depois que nos separamos em Grupos de Dez, parece que estamos iniciando um novo processo. Depois de muitos anos de trabalho em conjunto com os amigos eu já construí algumas “cargas” internas, positivas e negativas…

Resposta: Tudo isso não tem nada a ver com o conceito real de um grupo. Num grupo real, há um compromisso mútuo, uma vez que ele é um. Nós estamos todos no mesmo barco, e vocês têm que trabalhar as relações entre si. Não é apenas uma obrigação, mas é simplesmente impossível de conseguir sem isso.

Hoje, vocês são apenas amigos. Vocês escolhem aqueles com quem se sentem mais confortáveis, mas vocês têm uma obrigação para com a estrutura real do grupo. Se vocês não fizerem isso, então ele ainda não é um grupo ou um Grupo de Dez.

Nós sentimos o grupo, pelo nosso compromisso. É como se eu me preocupasse com um bebê que precisa de cuidado constante. Não se trata de sentir prazer, mas do compromisso que tenho, já que estou comprometido com meus amigos. Nós temos que desenvolver estes dois aspectos, pois, caso contrário, tudo está perdido; não há outra maneira.

É um verdadeiro milagre; nós estávamos quebrados e cada um de nós recebeu uma centelha que lhe permite conectar com outras pessoas, conectar-se artificialmente, tentar se conectar no nível corporal. Sem a realidade corpórea todas as nossas centelhas estariam espalhadas infinitamente, distantes uma da outra, e nunca seríamos capazes de chegar perto um do outro. Mas nós vivemos em corpos materiais que nos permitem estar na doação mútua e receber entre nós. Os corpos materiais de proteína nos ajudam a estabelecer laços e nos conectar, embora as centelhas ainda estejam infinitamente longe uma da outra.

Nosso ego atual pertence aos corpos e não às centelhas, uma vez que ainda não é a verdadeira inclinação ao mal. Mas se começarmos a nos aproximar um do outro, mesmo um pouco, apesar da rejeição que o nosso corpo sente, começamos a evocar a Luz que junta nossas centelhas.

Portanto, você deve entender que grande ajuda isso representa ao longo do nosso caminho espiritual. Com a ajuda de tal sistema modesto, grosseiro, nós podemos começar a conectar as centelhas. A Luz que Corrige as influencia, e, nesse meio tempo, nós passamos pela fase atual, que é a mais longa e difícil de todas as fases. Nós vamos passar muito mais rápido pelos outros níveis, mas este nível é o mais grosseiro, pois aqui tudo é feito com a ajuda dos corpos. É a preparação para o trabalho direto com a Luz e os desejos, um palco maravilhoso, a maior benevolência do Criador. Apesar de eu odiar o amigo, eu ainda me conecto a ele; é uma oportunidade que está em contraste com a Natureza. A Natureza opera de acordo com a honestidade e a verdade, enquanto que aqui há um mecanismo baseado numa mentira.

Assim, vocês devem ansiar e esperar o momento em que terão o prazer de ver seus amigos como seus próprios filhos, e até mesmo mais do que isso. Sim, sim, vocês vão sentir que o amigo é mais precioso para vocês do que o seu próprio bebê.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/05/13Escritos do Baal HaSulam “A Garantia Mútua”

Comente