A Inteligência Coletiva: Níveis de Revelação

Dr. Michael LaitmanPergunta: No nível animal, a “sabedoria das massas” ou a inteligência coletiva se revela muito bem: um cardume de peixes, bandos de pássaros, e assim por diante. Por que ela não é revelada assim no nível humano?

Resposta: No nível animal, a inteligência coletiva funciona instintivamente, de acordo com a lei geral do comportamento integral de toda a natureza. Nós vemos o quanto esta lei é percebida instintiva e egoisticamente porque, basicamente, é realizada para a preservação dos bandos de pássaros, os cardumes de peixes, e assim por diante. Ela provém de alguma grande inteligência integral, embora atue num nível instintivo, primitivo e egoísta.

Outro tipo de comportamento é necessário entre os seres humanos; um que não seja egoísta. Todo mundo precisa superar o seu ego pessoal em prol dos interesses da sociedade, enquanto se preocupa com a preservação de todas as condições da existência integral no ambiente, incluindo a natureza inanimada, vegetal e animal e da sociedade humana. Neste caso, o ego cria um problema, algo que não existe no mundo animal.

De KabTV “Sabedoria das Massas”, 14/05/13

Comente