Um Ser Humano É O Que Está Dentro

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existem vários níveis de desejo numa pessoa. Como você os classifica?

Resposta: Em geral, nós medimos as coisas de acordo com as Luzes que entram nos vasos quando superamos o nosso ego. Afinal, eu não quero estar em contato com os outros. Eu não quero nem vê-los, mas eu supero a mim mesmo e recebo, “compro” o desejo do outro, assim como o superior faz com o inferior, a fim de extrair MAN deles (um pedido de correção) e receber MAD (uma resposta a este pedido) e passá-lo a eles. Assim eu desenvolvo, jogando o papel do superior aos outros.

Pergunta: E como é que isso acontece? Em nosso mundo, uma vaca não se torna um ser humano e as folhas não crescem de rochas…

Resposta: Imagine a vida de um indivíduo: ele se forma na escola e vai para a universidade, torna-se um engenheiro, e em seguida, um cientista e, finalmente, tem o reconhecimento de todos. Se olharmos para o seu corpo, no entanto, acontece o contrário, já que ele fica esgotado com o tempo: antes ele tinha muito cabelo e agora é careca; antes ele era potente e saudável, e agora está doente.

Nós não vemos o que foi acrescentado no nível humano, já que ele recebeu isso de outros. Em nosso mundo, é impossível ver isso, já que aqui nós somos todos iguais na nossa forma física, e o ser humano em nós é o nosso nível interno.

Para se elevar a este nível, você tem que se conectar com os outros, com os amigos, contra a sua vontade, resistindo. A fim de fazer isso, eu tenho que subir acima do meu ego e começar a agir em benefício dos outros. Então, eu começo a sentir o outro e posso receber seus desejos. Assim, eu estabeleço a conexão do superior e do inferior, e posso desenvolver e passar-lhe a Luz, a realização.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/04/13, “Introdução ao Livro do Zohar