Tornando-se A Luz Para As Nações

Dr. Michael LaitmanPergunta: O sistema de relações que existe atualmente entre o povo de Israel pode impedir que o mundo inteiro se liberte do egoísmo?

Resposta: Por todos os meios é assim. Se não estamos conectados uns aos outros, nós causamos maldade não só a mesmos, mas a todo o mundo.

O processo geral nos impacta da mesma forma que o resto do mundo, mas a nossa tarefa é reagir a ele de forma diferente. Não há nenhum sentido em esperar pela reação do mundo inteiro, uma vez que tudo o que eles têm é um desejo de receber, enquanto que nós também temos uma centelha de doação. Isso explica por que as nossas reações têm que ser corretas e atentas. A nossa missão é nos unir e nos tornar “a Luz para as Nações”, um “Reino de Sacerdotes”.

A ausência de união entre os judeus na Terra de Israel influencia não só a diáspora judaica, mas todo o mundo que nos odeia e despreza o Estado de Israel. Hoje em dia, ser “anti-Israel” está na “moda”, não o antissemitismo. Isto não é por acaso, uma vez que Israel é um lugar muito especial onde temos que nos unir, mas não fazemos isso. Se começarmos a cuidar da unanimidade entre nós, vamos eliminar todos os obstáculos e veremos que o resto do mundo vai nos acompanhar com muita alegria. As nações do mundo não têm um nível de egoísmo como nós temos. Assim, se aplicarmos esforços suficientes, elas se juntarão a nós em nosso caminho.

Além disso, os judeus que vivem no exterior também vão se relacionar conosco adequadamente. Hoje, eles odeiam Israel. A maioria deles vota contra Israel. Eles ficariam felizes se este Estado nunca existisse. Isso é o que refletem as pesquisas oficiais. Não podemos fazer nada sobre isso. Isso é acionado pela nossa não execução em seguir a nossa missão. Ninguém nos quer da forma como somos agora. Nós somos egoístas, protecionistas, literalmente uma “lasca” no corpo do mundo. Todos os problemas do mundo estão ligados a Israel. Ninguém percebe nossas conquistas; pelo contrário, nossas realizações apenas os irritam. Temos que levar uma metodologia de correção ao mundo, em vez de ensiná-los a usar o egoísmo de uma forma melhor e mais bem sucedida.

Pergunta: As nações do mundo não percebem qual é a missão de Israel, não é?

Resposta: Inconscientemente elas o fazem. Por que elas dizem que somos a razão para o mal geral? Porque sentem que dependem de nós. Essa sensação não é por acaso. Quando os líderes árabes afirmam que os judeus são a causa da maldade do mundo, eles realmente sentem isso. Não é apenas política, mas sim a voz do coração, sua sensação interna. Os judeus em vários países percebem que Israel moderno não contribui muito para este mundo. Por isso é que hoje há uma tendência de abolir Israel.

Infelizmente, ninguém em Israel ouve as predisposições do mundo. Nós nos comportamos como se não nos importássemos: nós continuamos a fazer negócios, ganhar dinheiro, aumentar o nosso bem-estar, discutir no Parlamento…

Nós vivemos como se nada estivesse acontecendo. É por isso que não podemos excluir a chance de que muito em breve seremos oprimidos com novos problemas imensos. Forças externas que vêm tanto dos judeus como das Nações do mundo podem propagar um desacordo entre o povo de Israel que irá causar tumultos, protestos, uma nova rodada de uma primavera “israelense”.

Isso significa que a experiência para criar um Estado de Israel não foi um sucesso; quanto tempo o mundo consegue tolerar isso? Por que atualmente todos os judeus do mundo são contra Israel? Se neste momento, na véspera da Páscoa não nos unirmos, então em 2 a 3 meses vamos acabar numa situação muito perigosa. Vamos esperar que encontremos as palavras corretas para nos dirigir ao povo de Israel e que eles nos entendam.

Nossa salvação está na união e na disseminação da união a todo o mundo. Nós temos que dizer abertamente ao mundo qual é a nossa missão, e que a união é exatamente o que as nações do mundo têm o direito de receber de nós. Em seguida, elas vão entender o quanto precisam de nós. Nossos relacionamentos internos anteriores só lhes causaram problemas; neste momento, deixe que a nossa união leve benevolência a todos. As pessoas entenderão e sentirão. Se nós mudarmos, então o nosso estado interno vai mudar também; caso contrário, nós não viveremos à altura de um bom futuro.

Pergunta: O que podemos fazer na véspera da Páscoa para parar esta evolução negativa?

Resposta: Aspirar a sair do Egito, ou seja, superar o ódio, a discórdia e a separação entre nós, em prol da união. Toda a nação, que agora está dividida em vários grupos e partidos, como também cada indivíduo em particular, têm que perceber que é a nossa união que definirá o nosso futuro, nada além disso!

De Kab TV “Cabalistas Escrevem: Êxodo do Egito” 04/03/13