Se Você Está Com Raiva É Sinal De Que Você Não Está Certo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é que é possível identificar onde estou agindo por conta própria, negando a liderança do Criador?

Resposta: É possível identificar este lugar de forma simples. É quando você está com raiva e não concorda com a supervisão superior, está separado do grupo e do Criador, e realiza o seu próprio programa. Isso mostra que você não está aderido ao Criador.

Se você notar que em determinados desejos e estados você não sente o controle do Criador, mesmo que você queira aderir à maior supervisão e avançar, isto significa que este desejo está danificado e requer correção. Seu sentimento não vai mudar até você corrigi-lo. Você não pode dizer que está tudo bem desde o início, pois o objetivo é alcançar a unidade, a adesão com o Criador. Portanto, você não tem escolha, você tem que trabalhar com todos esses estados, desejos e intenções para alcançar a adesão através deles, onde passado, presente e futuro se conectam; você e o Criador estão sempre conectados, em todas as ações, pensamentos e intenções.

Quando um problema é descoberto, nós devemos resolvê-lo como se o Criador não existisse. Mesmo que você saiba que “não há outro além Dele”, você se encontra num estado oposto. Você está com raiva, e a raiva é um sinal do ego.

Portanto, qual a razão de ficar com raiva se tudo acontece de acordo com o desejo da supervisão superior? Apesar disso, a pessoa tem o livre arbítrio. Dói ver que é possível fazer correções e evitar o sofrimento de estados desagradáveis, dar satisfação ao Criador, e ainda assim a pessoa não está fazendo isso.

Há um conflito aqui entre os princípios, “Não há outro além Dele” e “Tu me cercaste por trás e pela frente”, o controle por uma força, “a livre escolha da pessoa”, e o “poder de muitas forças”.

Nós não entendemos isso até chegarmos à primeira descoberta, a linha do meio, onde dois opostos se encontram. Então, nós entendemos o que significa a fé acima da razão, onde os dois estados opostos (o positivo e o negativo) se encontram. “Não há outro além Dele” e “Se eu não fizer por mim, quem o fará”, se complementam dentro da pessoa com relação ao passado, presente e futuro.

Sem este tipo de vaso de doação, não podemos conectar os dois opostos e compreender a unidade da governança superior. Por isso, os Cabalistas simplesmente nos sugerem como a pessoa deve agir sem entrar muito profundamente em explicações detalhadas. Para compreender essas explicações até certo ponto, nós precisamos ter propriedades corrigidas. Tudo é estabelecido de acordo com o Kli da nossa percepção. Se a pessoa age corretamente, elas são descobertas gradualmente dentro dela e ela está pronta para sentir e aceitar esta parte particular.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/04/13, Escritos do Baal HaSulam