Os Dois Componentes Essenciais De Uma Oração

Dr. Michael LaitmanMAN é traduzido como Mei Nukvin (águas femininas), o que significa que deve haver dois elementos numa oração: Malchut e Bina. Maim (água) é Bina, e o atributo feminino é Malchut. Só então é chamado de “elevar uma oração”, MAN.

Se eu apenas me compadeço por sentir-me mal, é apenas Malchut. A questão é: em relação a que eu devo me compadecer? O que eu quero receber? Deve haver uma visão clara deste pedido que ligue Malchut à Bina: o desejo e sua direção. Eu tenho que entender a quem a minha tristeza e a minha dor são dirigidas. Talvez eu simplesmente me compadeça porque estou de mau humor, mas isso não é considerado uma oração, elevar MAN.

Se eu me sinto mal porque o Criador está oculto, e não sinto a importância do progresso espiritual, não quero vir para a aula, mas prefiro dormir, isso não é elevar MAN, uma oração. É simplesmente uma sensação de vazio em meus desejos egoístas.

Tudo depende do que eu quero, em relação a que eu me compadeço – Por quem eu me compadeço. Isto significa que a razão para a minha dor tem que ser externa a mim. Então, eu formo minha MAN através destas duas insatisfações, estas duas Malchut: Malchut de Bina e Malchut de Malchut. A oração tem que ser dirigida com precisão.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/04/13, Escritos do Rabash