O Ser Humano Em Harmonia Com A Integração Da Natureza

Dr. Michael LaitmanPergunta: Durante os workshops integrais, as pessoas sentiram novas sensações, especialmente aquelas que estão acostumadas em esclarecer e analisar os processos. Elas começam a perguntar, de onde é que vem isso, qual é esse fenômeno, e assim por diante. Como nós podemos explicar a elas as sensações que estão sentindo?

Resposta: Trata-se de sensações de uma natureza integral coletiva, que realmente existe. Nós estamos dentro dela, mas somos, por ora, apenas uma parte cancerosa que se alimenta de si mesma. À medida que nós subimos acima do nosso ego, começamos a sentir a integralidade, a unificação e a dependência mútua. Sentimos como isso é fecundo e bom, e o quanto isso pode influenciar a saúde, nossas emoções e os nossos relacionamentos mútuos na família, no trabalho, em todos os lugares!

Nós, seres humanos, tornamo-nos uma criação única na natureza. Enquanto todo o resto da natureza (inanimada, vegetal e animal) está conectado num sistema integral e participa de forma natural, instintiva e involuntária, nos foi dado o livre arbítrio.

Nós não podemos ser como os outros. Nós nos desenvolvemos com um ego, para transformá-lo, superá-lo e entrar em entendimento e sentimento integral, cooperando com ele de forma independente e até mesmo controlá-lo.

Ao mesmo tempo, nós não entramos em conflito com a natureza. Por um lado, nós dizemos que o ser humano é a coroa da criação da natureza e, portanto, devemos obedecê-la. Por outro lado, o ser humano pode subir acima da sua natureza. Ele pode ser o senhor da natureza e sentir-se como a sua coroa.

Isso quer dizer que todas as questões que a humanidade tem enfrentado e que deve responder, chegaram para que nós subamos para um nível de conexão integral que se encontra em equilíbrio com toda a natureza. Nós começamos a sentir este equilíbrio dentro de nós como serenidade, relaxamento, expansão da consciência e da emoção.

Da Palestra sobre Educação Integral 02/04/13