O Ninho Familiar Do Criador E Da Criatura

Dr. Michael LaitmanA Klipa (casca) de Noga é meio boa e meio ruim. Ela pertence a mim e não pertence a mim; é algo que fica no meio, conectando-me com toda a realidade. Por um lado, é uma força (casca) impura, mas por outro lado, é um escudo que eu posso usar na transição de uma realidade para a outra.

Há sempre uma ponte que conecta o bem e o mal. Não há nenhum mal que esteja totalmente desconectado do bem, exceto o coração de pedra (Lev HaEven). O coração de pedra não tem contato com o bem. O Criador é o atributo da “existência a partir da existência” (Yesh mi Yesh), e Ele criou o atributo da criatura “a partir da ausência” (Yesh Mi Ein) que não existia antes, e, portanto, não há nenhuma conexão entre eles.

Não há nenhuma Klipa de Noga entre os atributos da “existência a partir da existência” (o Criador) e “a existência a partir da ausência” (o desejo da criatura). Não há nenhuma conexão entre o coração de pedra e o Criador, e por isso é impossível corrigi-lo diretamente. Mas entre todas as outras propriedades há tal transição, e nós devemos sempre tentar procurar por ela. Portanto, diz-se: “uma pessoa deve sempre virar a inclinação boa contra a inclinação ao mal”, o que significa que devemos criar um conflito entre elas.

Mas eu devo saber desde o início que no final desse conflito, desse forte atrito, da explosão real, algo novo será revelado, algo no meio, que conecta os dois lados hostis, assim como o macaco é o elo entre o nível animal e o homem, a transição entre os níveis, entre os estados.

Esta transição é a coisa mais importante. É porque os dois lados opostos, o bem e o mal, permanecem no nível atual, enquanto a transição de repente se torna o lugar de um novo nascimento que me eleva. Portanto, o terço médio de Tifferet, onde Bina e Malchut (GE e AHP) se conectam, é o ponto mais central da criação, onde o Criador e a criatura começam a construir seu “ninho familiar”, a sua casa comum.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/04/13, Shamati #68