Num Feixe

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos trabalhar juntos num grupo que se entrega ao superior?

Resposta: Para isso, cada um abaixa a cabeça para o amigo. Com a ajuda da quebra dos Kelim (vasos) você recebeu a oportunidade de trabalhar com os amigos, com o Criador. Você não pode ver e alcançar isso com seus desejos não corrigidos; por isso, você trabalha com o grupo.

Quanto mais longe você está da Luz superior, mais você também está dos amigos. Isto constrói o estado correto em você, um “campo compartilhado”, onde você pode “brincar” e treinar com eles. Sua atitude para com eles é precisamente a sua atitude para com o Criador, mas aqui você vê os resultados, você trabalha em conjunto com eles nas mudanças de estado, tanto em você como nos amigos.

O Criador é absoluto, e dentro do grupo existe reciprocidade, as mudanças que ocorrem lá preparam você muito melhor para um encontro com Ele, para você ter dois desejos em você – o desejo de receber e o desejo de doar – que surgem diante do seu ego e do ego dos amigos. Com isso, vocês adquirem um Kli completo, pronto para estar diante do Criador.

O fato é que tudo é preparado através da sabedoria divina, que lhe fornece tudo que é necessário para o caminho na forma do grupo.

Suponha que você precisa subir do nível 120 para o nível 121. Lá, você também se encontra em ocultação, e numa ocultação maior ainda, na escuridão absoluta, onde não há memória do Criador, onde pensamentos e sentimentos inexplicáveis o ​​oprimem… Portanto, como é que você vai subir desta terrível escuridão para o próximo nível? Nós fazemos isso apenas com a ajuda do grupo, assim como os alunos do Rabi Shimon. E você descobre novamente que todas as relações entre os amigos são precisamente ajustadas para moldar esse novo nível.

Pergunta: Então, o que o grupo pode fazer para se submeter e subir ao próximo nível?

Resposta: O grupo não precisa se submeter, mas sim cada membro tem que se submeter ao conceito de conexão e unidade. Então, todos nós juntos construímos um suporte para revelar o Criador, um lugar para a sua residência, a Shechiná.

Pergunta: Mas não deve haver uma entrega comum quando nós passamos por diferentes estados?

Resposta: Vocês sentem o que é estar juntos, num “feixe” (omer). A principal coisa é se anular. Em outras palavras, submeter-se com toda a sua força para construir uma conexão entre os amigos. Você rebaixa seu orgulho com relação à conexão e se preocupa apenas que todos no grupo, incluindo mulheres e crianças, estejam conectados, para que se relacionem uns com os outros com amor, compreensão, sem uma única queixa contra o outro. O Criador nos dá um lugar para esforços, e nós simplesmente devemos construir uma conexão entre nós. Se não, não haverá continuação para isso…

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/04/13, Escritos do Rabash