Notícias São Boas Como A Revelação Do Vazio

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do The Guardian ): “A notícia é tóxica para o seu corpo. Ela constantemente aciona o sistema límbico. Histórias de pânico estimulam a liberação de cascatas de glicocorticóides (cortisol). Isso desregula o sistema imunológico e inibe a liberação de hormônios do crescimento. Em outras palavras, o seu corpo se encontra num estado de estresse crônico. Altos níveis de glicocorticóides causam incapacidade de digestão, falta de crescimento (célula, cabelo, osso), nervosismo e susceptibilidade às infecções. Os outros efeitos colaterais potenciais incluem medo, agressão, visão de túnel e dessensibilização.

“Notícias inibem o pensar. Pensar requer concentração. Concentração exige tempo ininterrupto. Peças de notícias são especificamente projetadas para interromper você. Elas são como vírus que roubam a atenção para seus próprios propósitos. Notícias nos tornam pensadores rasos. Mas é pior que isso. Notícias afetam severamente a memória…

“Notícias funcionam como uma droga. À medida que as histórias se desenvolvem, nós queremos saber como elas continuam. Com centenas de histórias arbitrárias em nossas cabeças, este desejo é cada vez mais atraente e difícil de ignorar. Os cientistas costumavam pensar que as conexões densas formadas entre os 100 bilhões de neurônios dentro de nossos crânios eram em grande parte fixadas no momento em que chegávamos à idade adulta. Hoje nós sabemos que este não é o caso. As células nervosas quebram rotineiramente velhas conexões e formam novas. Quanto mais notícias nós consumimos, mais exercitamos os circuitos neurais dedicados à desnatação e multitarefa, ignorando aqueles usados ​​para ler profundamente e pensar com uma concentração profunda. A maioria dos consumidores de notícias – mesmo aqueles acostumados a ser ávidos leitores de livros – perdeu a capacidade de absorver longos artigos ou livros. Depois de quatro, cinco páginas, eles ficam cansados, tornam-se inquietos, e sua concentração desaparece. Não é porque eles ficaram mais velhos ou seus horários tornaram-se mais onerosos. É porque a estrutura física dos seus cérebros mudou.

“A sociedade precisa de jornalismo – mas de uma maneira diferente. O jornalismo investigativo é sempre relevante. Nós precisamos relatar nossas instituições políticas e revelar a verdade. Mas descobertas importantes não têm que chegar na forma de notícia. Longos artigos de jornais e livros profundos também são bons”.

Meu Comentário: A mídia não pode ser e nunca foi objetivo, porque, em princípio, não há objetividade na natureza. A mídia executa as ordens de quem a paga. A mídia é necessária para garantir que as pessoas tenham contato com o mundo inteiro e revelem o seu vazio, finitude e limitação mais cedo é necessária para a posterior correção.