No Que Diz Respeito a Liberdade de Pensamento

Pergunta: Qual é a minha liberdade de escolha em relação aos meus pensamentos?

Resposta: Todos os pensamentos que estão dentro de mim, no momento, todas as sensações e entendimentos, todos os dados que é como se eu os “varresse” e então os processasse, por meio de síntese e análise, todos estes parâmetros são dados do “Alto”. O que eu sinto, como eu sinto, que tipos de decisões tomo, tudo isso já é pré-determinado do Alto, até este momento.

Pode-se perguntar agora: O que será a partir deste momento? Neste “a partir de agora” há um parâmetro chamado minha livre escolha.

No que diz respeito aos pensamentos, livre escolha está no desejo externo e a mente externa que pertencem ao grupo. Após a quebra eu sou dividido em duas partes. Nas minhas sensações, uma parte está fora de mim, enquanto eu percebo a segunda parte internamente como eu.

Através disso, meu coração e mente interior aparecem, ou seja, eu mesmo, assim como um coração externo e mente, ou seja, o grupo. Tudo o que eu preciso fazer é começar a conectar as duas partes juntas, em um Kli.

Aqui a minha luta e os problemas começam, e isso inclui a ordem do trabalho e todas as correções. Ao tentar entrar em acordo com a parte que constantemente demonstra para mim o seu confronto e oposição, eu sinto que eu preciso do Criador, o único que pode conectar estas duas partes juntas.

Quanto mais forte eu preciso dele para conciliar estas duas partes opostas em conjunto, àquele grau que eu concordo com o Criador, com Sua natureza, com a Sua existência, e com a Sua regra, eu concordo que esta propriedade me governará.

Quanto mais eu tento anular a mim mesmo diante do grupo, mais óbvio se torna para mim que eu não estou pronto para me subjugar diante dos outros. Em última análise, eu vou insistir até me machucar para, finalmente, esclarecer que eu não estou pronto para dar-me por vencido em quaisquer circunstâncias. Eu cheguei a tal ódio que ele é como o Monte Sinai (“Sinah”, significa ódio em hebraico). Mas porque eu tentei me anular tantas vezes eu percebo que eu tenho que fazer isso, e, portanto, eu sinto a necessidade da ajuda da Força Superior.

[105639]

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá de 19/4/13, Shamati # 68

Material Relacionado:
Por Favor, Não Perca Tempo, Siga Em Frente!
Vida Inconsciente: O Livre Arbítrio Não Existe?