No Egito e acima dele

Escritos do Rabash , o ensaio “O que é ‘, um pastor do povo é todo o povo”, na obra “: E então ele pode entender o que a”Shechiná no pó “é, sendo que ele, então, vê como e onde ele precisa fazer algo para o bem do Céu e não para o seu próprio benefício, imediatamente o corpo reclama e pergunta: “O que é este trabalho para você”, e não quer dar a ele a energia para trabalhar, isso é o que é chamado ” Shechiná no pó “, ou seja, o que ele quer fazer para o bem da Shechiná , ele tem gosto de poeira no presente, e ele não tem a força para superar seus pensamentos e desejos.

Geralmente, nós descrevemos o Êxodo do Egito simplesmente assim: “Foi muito ruim para nós, e nós fugimos deste mal para uma vida boa .” A abordagem superficial e,egoísta infantil é assim: “Nós éramos escravos, e agora somos livres . “E isso é correto, na verdade, pois o desejo de receber só aceita esta explicação simples.

Mas precisamos entender que nós avançamos em dois níveis: dentro da razão e acima da razão. O que é descoberto dentro da razão não aponta para o êxodo do Egito, mas sim, o contrário; Egito só se torna mais forte e mais e mais difícil para nós. E é por isso que podemos nos elevar sobre o Egito o tempo todo para ir acima da razão.

Este é  chamado de o êxodo espiritual do Egito, e, portanto, com todos os mandamentos, isto é, com toda a correção, dizemos um lembrete do Êxodo. Não é arbitrário que se diz que a pessoa deve, pessoalmente, sentir como se ela agora deixasse o Egito. No caminho espiritual, sempre se sente não apenas uma diferença, mas uma oposição entre esses dois níveis: A razão e ir além dela. E estabelecemos a nossa realidade, a realidade do Ser Humano ( Adão ), através da distância entre eles.

[104188]

Da partir da 4 ª parte da Lição Diária de Cabala 4/3/13 , Escritos do Rabash